RUBEN NAVARRETTE JR.: Eu era um 'turista deficiente'. A experiência foi uma bênção que mudou minha vida.

(Imagens Getty) (Imagens Getty)

Mesmo enquanto avançamos na Era do Woke, os americanos ainda estão dormindo no ponto quando se trata de combater um dos “ismos” mais insidiosos de todos: o capacitismo.

Bem-vindo ao Mês Nacional de Conscientização sobre Deficiências de Desenvolvimento.

Essa designação foi concedida em março de 1987, quando o presidente Ronald Reagan assinou uma proclamação que a tornava assim. Chama a atenção para os desafios e oportunidades daqueles com deficiências físicas e mentais de longo prazo.

Décadas depois, porém, ainda precisamos de uma maior conscientização sobre os milhões de americanos que sofrem de deficiências físicas. A maioria de nós também precisa de uma grande ajuda de paciência, compreensão, empatia e sensibilidade para com aqueles que lutam com seus corpos todos os dias para concluir tarefas básicas.

Eu digo “desafiado fisicamente” deliberadamente. Não gosto de palavras como “deficiente” ou “deficiente”, que implicam que um indivíduo está quebrado ou danificado. Todos nós enfrentamos desafios, e eles podem ser superados.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, até 26% dos adultos americanos – mais de 1 em cada 4 – têm algum tipo de deficiência. Mesmo assim, esse é um assunto que evitamos falar.

Certa vez, ouvi um palestrante em uma conferência observar que a deficiência é um clube ao qual a maioria de nós - independentemente da cor da pele, classe econômica ou pedigree acadêmico - provavelmente ingressará em algum momento de nossas vidas. Podemos perder nossa audição, nossa visão, nossa mobilidade, nossas memórias. Em algum momento, geralmente à medida que envelhecemos, é provável que algo dê errado com nossos corpos – e eles falharão conosco.

Sex Frau Stier Mann

No meu caso, “algo” veio antes do que eu esperava. Eu fui fisicamente desafiado por um longo tempo - cerca de 12 anos.

Meu quadril direito começou a se deteriorar lentamente após um acidente de carro em 1993 e algumas pequenas quedas nos anos seguintes. Por muitos anos após o acidente, não apresentei sintomas. eu não tinha dor. E assim, mesmo depois que comecei a ter problemas de mobilidade, adiei a cirurgia. Isso foi fácil devido a uma pandemia global que, por um tempo, impossibilitou cirurgias eletivas.

A pesquisa me levou ao cirurgião certo e ao melhor hospital para mim. E três meses atrás, no Dia de Ação de Graças, finalmente fiz a substituição do quadril que restaurou minha mobilidade e minha qualidade de vida.

Nunca pensei em mim como deficiente até um dia em 2019, quando meu cirurgião me observou atravessar a sala de exames e disse: “Você está tão gravemente incapacitado neste ponto que a recuperação levará mais tempo do que o normal”. As palavras ecoaram em meus ouvidos: Você está tão gravemente incapacitado...

Ao longo dos anos de constante cabo-de-guerra com meu corpo, mancando primeiro e depois me movimentando com a ajuda de uma bengala, eu sabia que era apenas um turista no mundo dos deficientes físicos. Algum dia, eu tinha certeza, minha vida voltaria ao “normal”.

No entanto, não queria esquecer a experiência. Eu sabia que era valioso e que estava me transformando em uma pessoa diferente. Então fiz anotações, mentais ou não, sobre o que estava vendo, ouvindo e vivendo.

Aqui estão as três coisas mais importantes que aprendi.

■ Os Estados Unidos são um país capacitado, onde aqueles de nós que são fisicamente aptos e que podem se locomover como bem entendem raramente pensam em concidadãos que precisam negociar todos os dias com seus corpos para descobrir o que é possível, difícil - ou impossível.

■A empatia é o atributo humano mais valioso — mais do que compaixão, gentileza ou simpatia. Você não pode entender o que outra pessoa está passando, a menos que tenha se colocado no lugar dela e tenha apreciado sua luta e sua força para enfrentá-la.

817 Engelszahl

■Precisamos ver — realmente ver — os deficientes físicos e não desviar o olhar. Precisamos mostrar-lhes respeito e ajudá-los quando pudermos: carregar uma sacola, abrir caminho, segurar uma porta. Precisamos parar de tratá-los como se estivessem quebrados. Precisamos reconhecer que os obstáculos que enfrentamos na vida não nos definem. O que importa é como reagimos a eles.

Como turista com deficiência por mais de doze anos, vi claramente onde estava cego.

Tive a honra de fazer parte dessa tribo - mesmo que por um tempo. Eles são “meu povo”. E dada a coragem que eles demonstram em navegar em um mundo que não foi construído para eles, eu não poderia estar mais orgulhoso de ter estado em sua companhia.

O endereço de e-mail de Ruben Navarrette é crimscribe@icloud.com. Seu podcast, “Ruben in the Center”, está disponível em todos os aplicativos de podcast.