Dizer e dizer 'apenas seja você mesmo' pode libertar alguém

Pense nas vezes em que amigos, familiares e colegas pediram que você fosse apenas você mesmo. Parece tão encorajador e afirmativo. E, às vezes, é apenas isso. Encorajando e afirmando. Um convite autêntico para realmente se libertar em sua própria identidade. Uma urgência de alguém cujo único desejo é recebê-lo e incluí-lo, talvez porque realmente goste e admire você, ou talvez porque aquele que o faz acredita que acolher e incluir é um modo de vida. A coisa certa a fazer. Algumas pessoas dão grande valor ao acolhimento e inclusão.

Esses são meus valores também. Porém, eu confesso que minha experiência de vida às vezes me deixa com a ideia de que muitas vezes há muito mais espaço em meu universo para os outros do que há espaço nos universos dos outros para mim. Eu disse essas palavras, literalmente, ao meu então bispo, pouco antes de sair do sacerdócio institucional para minha vida atual como escritor e conselheiro.

Veja, nem todo mundo que o admoesta a ser você mesmo está fazendo um convite autêntico. Em algumas famílias e em alguns locais de trabalho, apenas ser você mesmo é uma espécie de brincadeira. Uma jogada de xadrez. Mais boa forma do que conteúdo. Confesso que muitas vezes experimento o enunciado como uma espécie de bandeira vermelha. Fico em alerta quando ouço. Porque, às vezes e em alguns casos, Steven, apenas seja você mesmo é mais um aviso justo do que um convite sincero. Às vezes, pego-me fazendo uma anotação mental de que esta é a última pessoa na terra em torno de quem deveria deixar meu cabelo cair e ser meu eu vulnerável e sem censura.

Em meu consultório particular, costumo trabalhar com pessoas que estão vivenciando essa ironia que está surgindo lentamente. A saber: eles cresceram em famílias em que era imprudente arriscar a individualidade. O ethos não escrito e não falado dessas famílias nunca foi desafiar as personas ferozmente guardadas e as defesas do ego daqueles que estavam no comando. Aqueles que precisavam estar no comando. Aqueles cujos egos aleijados nunca poderiam tolerar a autenticidade liberada de membros individuais da família.

1911 Engelszahl

Bem, eles dizem ser você mesmo / Mas eles estão apenas brincando / O eu que você deve ser é aquele que agrada / Para as pessoas que preferem / Você que apenas finge / Eles se autodenominam família e amigos.

Welches Sternzeichen ist der 5. Juli?

Entrei em um ninho de cristãos no fim de semana passado. Chama-se Via de Christo, um retiro da igreja de quatro dias para homens e mulheres adultos. Em termos psicológicos, eu diria que o currículo é projetado para abrir gestalts. Isto é, para escapar de nossas defesas diárias do ego e abrir nossas almas de forma que possamos ouvir novamente, mais profundamente e de forma mais significativa, que somos importantes. Que somos estimados e amados. Que temos trabalho a fazer no mundo. Os cristãos chamariam esta última peça de nosso ministério.

Foi uma série de coincidências, na verdade, que me envolveram em tudo. Passei os últimos mais de sete anos guardando ferozmente uma distância educada do cristianismo institucional. Veja, a igreja é minha família. Essas pessoas são meus parentes. Minhas primeiras lembranças da infância incluem minha avó materna levando-me à Igreja Episcopal de Todos os Santos em Phoenix. Lembro-me de sua mão firme em meu ombro, insistindo fisicamente para que eu fizesse uma genuflexão ao me aproximar e sair do altar. Lembro-me do cheiro de incenso como alguns adultos se lembram do cheiro de biscoitos de Natal quando crianças.

Fui um dos cinco membros do que eles chamam de equipe espiritual. Luterano, metodista e três episcopais. Dos 55 aos 70 anos. Levávamos nosso trabalho a sério, mas, entre os eventos e quando as luzes se apagavam em nosso dormitório, éramos como cinco garotos do primeiro ano em um acampamento de verão. Minha barriga ainda dói de tanto rir.

Eu vim sem outra agenda a não ser assistir, ouvir e servir. Tinha o compromisso de ser apenas eu mesmo e de acolher e incluir os outros. E meus quatro novos colegas rapidamente se tornaram amigos. Eu sabia disso, principalmente pela facilidade com que zombavam de mim. Satirizou-me. E eu deles. Veja, venho de uma família onde você não saberia que é amado se as pessoas não estivessem zombando de você regularmente.

O que quer que os participantes tenham obtido no fim de semana, não se compara às riquezas que recebi. Uma espécie de cura. Porque tenho que ser eu mesmo. Eu fui capaz de reacender a esperança de que eu também pudesse encontrar uma maneira de pertencer novamente. Para fazer as pazes com minha família.

Eles me convidaram para ser eu mesmo. E eles falavam sério.

Steven Kalas é consultor de saúde comportamental e conselheiro na Las Vegas Psychiatry e autor de Human Matters: Wise and Witty Counsel on Relations, Parenting, Grief and Doing the Right Thing (Stephens Press). Suas colunas aparecem aos domingos. Contate-o em 227-4165 ou.

773 Engelszahl