Veja o documentário da jornada de fé de Steve McQueen em Las Vegas

Greg Laurie, pastor e autor da mega-igreja da Califórnia, é o apresentador de'Steve McQueen: American Icon. (American Icon Films)O pastor e autor da mega-igreja da Califórnia, Greg Laurie, é o apresentador de 'Steve McQueen: American Icon.' (American Icon Films) 'Steve McQueen: American Icon is a documentary feature film about the Hollywood actor'Steve McQueen: American Icon' é um documentário sobre a jornada espiritual do ator de Hollywood, que incluiu um encontro no final de sua vida com o evangelista nascido em Charlotte, Billy Graham. A história do encontro de 1980, poucos dias antes da morte de McQueen, é contada no filme, que será exibido nos cinemas de Charlotte e de todo o país no dia 28 de setembro. (American Icon Films)

O ator Steve McQueen, que personificou o cool durante suas quase duas décadas como superstar de Hollywood, retirou-se do glamour e dos excessos da cena cinematográfica no final de sua curta vida e abraçou o cristianismo.

Quando ele morreu aos 50 anos, McQueen estava segurando uma Bíblia - uma que lhe foi dada por Billy Graham.

547 Engelszahl

Na verdade, era a Bíblia pessoal de Graham, aquela com a qual ele pregou nas cruzadas. O evangelista nascido em Charlotte o entregou ao ator, então gravemente doente com câncer, durante uma reunião privada em 3 de novembro de 1980 - quatro dias antes de McQueen morrer após uma cirurgia no México.

Quase 37 anos depois, a história da jornada de fé de Steve McQueen está prestes a ser contada na tela grande - a mídia que o tornou internacionalmente famoso como o herói de ação em sucessos como Bullitt e The Great Escape.

E embora Billy Graham, agora com 98 anos e morando em sua casa no topo da montanha em Montreat, Carolina do Norte, não fale ou apareça pessoalmente em Steve McQueen: American Icon, o pregador e sua Bíblia desempenham um papel importante em seus minutos finais.

O documentário baseado na fé será exibido às 19h. Quinta-feira nos cinemas em Charlotte e em todo o país, incluindo Las Vegas. O anfitrião deste evento de uma noite será Greg Laurie, um fã de longa data de McQueen e pastor de uma das maiores megaigrejas da América, a Harvest Christian Fellowship no sul da Califórnia.

Grande parte do drama do novo filme chega tarde: os telespectadores são informados de que McQueen levou a Bíblia de Graham - com uma nota de oração do evangelista em uma página interna - quando ele viajou para Juarez, no México, para uma operação para remover um tumor.

O ator morreu de ataque cardíaco logo depois, em 7 de novembro de 1980. E quando Grady Ragsdale, o gerente do rancho de McQueen na Califórnia, foi buscar o corpo, ele puxou o lençol e descobriu que McQueen havia morrido segurando a Bíblia para seu peito.

Laurie expõe isso no filme: Ele estava segurando a Bíblia de Billy Graham ao entrar na eternidade.

23. September Sternzeichen

‘Procurando por algo’

Em uma entrevista de 1980 com o Asheville Citizen, não muito depois da morte de McQueen, Graham considerou seu encontro com o ator uma das histórias mais emocionantes do meu ministério. Acho que ilustra como a maioria das pessoas conhecidas são solitárias, como devem viver com cautela e como realmente estão procurando por algo. Steve McQueen encontrou o que procurava.

O filme também traz entrevistas com o ator Mel Gibson, outros atores que trabalharam com McQueen, um dublê renomado, pilotos que ensinaram McQueen a voar, seu pastor, seu biógrafo e a última de suas três esposas, a modelo Barbara Minty McQueen.

Steve McQueen se tornou uma estrela de cinema na década de 1960, estabelecendo sua imagem como o Rei do Cool nos papéis de prisioneiro de guerra que dirigia uma motocicleta em The Great Escape e de detetive policial que dirigia um Ford Mustang em Bullitt. Outros sucessos de McQueen naquela década e na década de 1970 incluem: The Magnificent Seven, The Cincinnati Kid, The Sand Pebbles, The Thomas Crown Affair, Towering Inferno, Le Mans, The Getaway e Junior Bonner.

Mas no final de sua vida, McQueen se desconectou de Hollywood, buscou mais privacidade e significado e começou a frequentar a igreja.

483 Engelszahl

Ele queria se encontrar com Billy Graham, Laurie relata no filme. E Billy naquela época era realmente, em muitos aspectos, o representante visível dos cristãos evangélicos.

O biógrafo de McQueen, Marshall Terrill, acrescenta ao filme: Ele sentiu que Billy Graham era a coisa mais próxima de Deus na terra. Ele poderia dar (McQueen) algum tipo de percepção ou ... algum tipo de sabedoria.

Graham e McQueen finalmente se conheceram em particular na Califórnia em 3 de novembro de 1980. Quando o ator disse que gostaria de ter uma Bíblia com ele, o evangelista deu-lhe sua própria cópia envelhecida e marcada.

Na tela, os espectadores verão aquela Bíblia, com Billy Graham na capa e a nota pessoal de Graham para McQueen:

So installieren Sie selbstschließende Scharniere

Ao meu amigo Steve McQueen, que Deus o abençoe e guarde sempre. Billy Graham. O evangelista também escreveu Fp 1: 6, uma referência a uma passagem na Carta de Paulo aos Filipenses no Novo Testamento.

Está escrito: ... estando certo disso, aquele que começou uma boa obra em vocês, a levará a cabo até o dia de Cristo Jesus.

‘Meu espírito não está quebrado’

Steve McQueen: American Icon termina com um áudio do ator falando três semanas antes de sua morte.

Quero mudar a vida de algumas pessoas de alguma forma, para dizer às pessoas que conheço o Senhor, diz McQueen. Eu costumava ser mais machista. E agora meu corpo se foi, está quebrado. Mas meu espírito não está quebrado.