Sênior experiente: dicas e recursos para ajudar financeiramente os cuidadores familiares

Cuidar de um pai idoso pode ser desafiador de várias maneiras, mas pode ser especialmente difícil... Cuidar de um pai idoso pode ser desafiador de várias maneiras, mas pode ser especialmente difícil financeiramente se você precisar faltar ao trabalho para cuidar dele. (Imagens Getty)

Prezado Sênior Savvy: Cuido do meu pai idoso há mais de um ano e isso está afetando minhas finanças porque só posso trabalhar meio período. Existem recursos que podem ajudar os cuidadores familiares a serem pagos? - Buscando Apoio

Prezado(a) Buscador(a): Cuidar de um pai idoso pode ser desafiador de várias maneiras, mas pode ser especialmente difícil financeiramente se você precisar faltar ao trabalho para cuidar dele. Felizmente, existem vários programas governamentais e outras dicas que podem ajudá-lo financeiramente enquanto você cuida de seu pai.

Assistência Medicaid

Todos os 50 estados e o Distrito de Columbia oferecem serviços Medicaid autodirigidos para cuidados de longo prazo. Esses programas permitem que os estados concedam isenções que permitem que indivíduos qualificados para renda gerenciem seus próprios serviços de assistência domiciliar de longo prazo. Em alguns estados, isso pode incluir a contratação de um membro da família para cuidar.

Benefícios, cobertura, elegibilidade e regras diferem de estado para estado. Entre em contato com o programa Medicaid do seu estado para perguntar sobre suas opções ou para iniciar o processo de inscrição.

Benefícios para veteranos

Se o seu pai é um veterano militar, existem vários programas de Assuntos de Veteranos diferentes para os quais ele pode se qualificar que fornecem assistência financeira aos cuidadores familiares, incluindo:

Cuidados dirigidos por veteranos: Disponível na maioria dos estados, este programa fornece um orçamento mensal baseado nas necessidades para serviços de cuidados de longo prazo. VA.gov/geriatrics/pages/Veteran-Directed_Care.asp

Auxílio e assistência ou benefícios domiciliares: Esses programas fornecem um pagamento mensal aos veteranos e sobreviventes que recebem uma pensão VA e que precisam de assistência nas atividades diárias (ou seja, tomar banho, vestir-se, ir ao banheiro) ou estão presos em casa. VA.gov/pension/aid-attendance-housebound

Programa de Assistência Integral ao Cuidador Familiar: Isso fornece um estipêndio mensal para os membros da família que servem como cuidadores de veteranos que precisam de assistência nas atividades da vida diária devido a uma lesão ou doença sofrida no cumprimento do dever. Caregiver.va.gov/support/support_benefits.asp

Outras opções

Se seu pai tiver algumas economias ou outros bens, discuta a possibilidade de ele pagar pelo cuidado que você presta ou converse com seus irmãos para ver se eles podem contribuir.

Se eles concordarem, considere redigir um contrato curto que detalha os termos de seu trabalho e acordos de pagamento, para que todos os envolvidos saibam o que esperar. Um contrato também ajudará a evitar possíveis problemas caso seu pai precise se inscrever no Medicaid para cuidados em casa de repouso.

Além disso, verifique se seu pai tem algum seguro de cuidados de longo prazo que cubra cuidados domiciliares.

Incentivos fiscais

Há também créditos fiscais e deduções para os quais você pode se qualificar como cuidador de seu pai que podem ajudar.

Por exemplo, se seu pai mora com você e você está pagando pelo menos metade de suas despesas de subsistência, e sua renda bruta foi inferior a $ 4.400 (em 2022), sem contar o Seguro Social dele, você pode declará-lo como dependente de seus impostos e obter um crédito fiscal de $ 500.

Se você não puder reivindicá-lo como dependente, ainda poderá obter uma dedução fiscal se estiver pagando mais da metade de suas despesas de subsistência, incluindo custos médicos e de cuidados de longo prazo, e eles excederem 7,5% de seu ajuste renda bruta. Para ver quais despesas médicas você pode deduzir, verifique a Publicação 502 do IRS em IRS.gov/pub/irs-pdf/p502.pdf.

Ou, se você estiver pagando por assistência domiciliar ou creche para adultos para seu pai para que possa trabalhar, você pode se qualificar para o Dependent Care Tax Credit, que pode valer até $ 1.050. Para reivindicar esse crédito, você precisará preencher o Formulário 2441 do IRS (IRS.gov/pub/irs-pdf/f2441.pdf) ao registrar sua declaração federal.

Envie suas perguntas sênior para: Savvy Senior, P.O. Box 5443, Norman, OK 73070, ou visite SavvySenior.org.