Smartphones e mídias sociais geralmente agem como uma muleta

Ilustração por F. Andrew Taylor / ViewIlustração por F. Andrew Taylor / View

Nota do editor: Esta é a segunda parte de uma história da série Addiction em duas partes sobre o vício em tecnologia.

Oscar Sida, instrutor e coordenador do Programa de Serviços Humanos da UNLV, percebeu que, para muitas pessoas, o smartphone se tornou um vício.

Eu estava no cinema outro dia e vi uma mulher que ficava pegando o celular, disse ele. Parecia que era apenas compulsivo para ela. É algo que as pessoas usam para reduzir a ansiedade. O problema é que existem estilos de enfrentamento que causam mais problemas do que atenuam.

Engelszahlen 1112

Os dispositivos manuais, criados como uma ferramenta para ajudar e entreter, tornaram-se não um meio para um fim, mas o próprio fim.

Acho que mais pessoas não reconhecem o vício em tecnologia como um problema porque pode não parecer tão obviamente destrutivo quanto algo como o jogo problemático, disse a Asdi. Smartphones, mídia social e outras formas de tecnologia podem se tornar semelhantes a jogos de azar destrutivos, compulsão alimentar e consumo excessivo de álcool.

As pessoas se tornaram co-dependentes de seus telefones, disse Danielle Moreggi, psicóloga clínica e diretora de aconselhamento e serviços psicológicos e recursos para deficientes do College of Southern Nevada. Eles dizem coisas como: 'Não sei o que fazer porque não estou com meu telefone' ou 'Não fui lembrado porque não estava com meu telefone'. Ter a tecnologia na palma da nossa mão tirou até o processo de pensamento de tentar outra rota, porque estamos tão acostumados a tê-la.

A tendência levou a uma desconexão geral, na qual as pessoas frequentemente estarão em algum lugar juntas fisicamente, mas em seus pequenos mundos separados por meio de seus telefones.

É a parte viciante do Facebook e dos jogos, disse Moreggi. Eles dão a alguém a chance de fazer o check-out sem sair da sala. As pessoas são viciadas em telefone porque são viciadas em estímulos e não querem estar onde estão.

Embora os jogos e as redes sociais online nem sempre sejam um problema, Moreggi acredita que os usuários devem se fazer algumas perguntas para determinar se o uso se tornou um comportamento destrutivo.

O que a pessoa está ganhando com isso? ela perguntou. Fuga? sim. Eles se sentem ansiosos quando não estão fazendo isso? sim. Eles acham que, se não o tiverem, terão que recorrer a outra coisa? sim. Isso é realmente mais indicativo de um vício.

Nummer 1114

Ela observa que, muitas vezes, quando as pessoas ficam viciadas, elas se perdem em como chegaram lá. Ela não vê isso como um problema simples ou que irá desaparecer em breve.

Acho que temos uma batalha maior em nossas mãos porque a cultura em que vivemos agora exige de nós que tenhamos acesso à tecnologia o tempo todo, disse Moreggi. Temos medo de que, se não o fizermos, seremos deixados para trás. Vemos pessoas tendo problemas para gerenciar seu tempo porque gastam tanto tempo em seus telefones que nem percebem quanto tempo isso é. Eles não estão conseguindo fazer outras coisas.

Wie viel ist Präsident Barack Obama wert?

Moreggi e Sida recomendam pelo menos fazer um balanço do tempo que se gasta usando a tecnologia e explorando os motivos.

Ninguém acorda e diz: ‘Vou ficar viciado em heroína’ e ninguém acorda e diz: ‘Vou ficar viciado no meu celular’, mas acontece, disse Moreggi.

- Para entrar em contato com o repórter F. Andrew Taylor do East Valley View, envie um e-mail para ataylor@viewnews.com ou ligue para 702-380-4532.

Addiction Series

Veja os planos para passar os próximos meses explorando o tópico dos vícios em Sin City em uma série bimestral que cobrirá tudo, desde álcool e comida até tecnologia e compras. Fique atento para a próxima história da série Addiction na edição de 3 de setembro, com uma olhada nos workaholics.