Eclipse solar queima imagem crescente na retina da mulher

A lua passa pelo sol durante um eclipse solar parcial em Las Vegas na segunda-feira, 21 de agosto de 2017. (Chase Stevens / Las Vegas Review-Journal) @csstevensphotoA lua passa pelo sol durante um eclipse solar parcial em Las Vegas na segunda-feira, 21 de agosto de 2017. (Chase Stevens / Las Vegas Review-Journal) @csstevensphoto Imagem de óptica adaptativa da retina de Nia Payne. (JAMA Ophthalmology / New York Eye and Ear Infirmary do Monte Sinai / Washington Post)

Como tantos outros, Nia Payne, de 26 anos, queria ver o eclipse solar histórico de agosto, mas não tinha um par de óculos de proteção. Ela saiu em Staten Island e olhou para o sol - 70 por cento estava coberto - por cerca de seis segundos antes de decidir que precisava de proteção para os olhos.

Ela pegou emprestado um par do que parecia ser óculos de eclipse de alguém próximo e olhou diretamente para o sol por 15 a 20 segundos.

Eles não eram os óculos certos.

Por dois dias depois, Payne viu uma mancha preta, em forma de crescente semelhante ao eclipse em si, no centro de sua visão. Finalmente, ela foi para a sala de emergência e foi encaminhada para a enfermaria de olhos e ouvidos de Nova York do Monte Sinai, onde os médicos realizaram uma varredura detalhada de suas retinas.

O que eles descobriram os surpreendeu e levou a um estudo que publicaram na quinta-feira no JAMA Ophthalmology.

A mancha negra em sua visão e o dano correspondente em sua retina eram imagens espelhadas do próprio eclipse. Provou que as intuições dos cientistas estavam corretas em suas teorias de como o sol prejudica os olhos, disse Avnish Deobhakta, professor assistente de oftalmologia no Monte Sinai e co-autor do estudo, ao The Washington Post em uma entrevista por telefone.

Os médicos há muito sabem da retinopatia solar, que é uma forma rara de lesão retiniana que resulta da observação direta do sol, observou o estudo. Ocorre quando a energia do sol essencialmente queima a retina. Isso pode acontecer mesmo quando o sol é obscurecido pela lua durante um eclipse solar, porque muitos dos raios do sol ainda chegam à Terra.

Os médicos do Monte Sinai rapidamente diagnosticaram Payne com esse ferimento, que era muito pior em seu olho esquerdo.

Eles pediram que ela desenhasse o ponto preto que viu em um pedaço de papel. Era uma lua crescente que se parecia muito com o próprio eclipse.

Os médicos decidiram dar uma olhada mais de perto.

O Monte Sinai possui uma máquina de imagem precisa que usa óptica adaptativa, que pode examinar células individuais da retina.

A máquina só recentemente se tornou uma ferramenta oftalmológica. De acordo com Deobhakta, nenhuma pesquisa publicada anteriormente mostrou o que foi encontrado em pacientes cujos olhos foram danificados por um eclipse solar.

Os pesquisadores observaram atentamente a camada fotorreceptora da retina, que é a parte que recebe a luz do sol e a converte em energia elétrica para que nossos cérebros possam dar sentido à luz, disse Deobhakta.

O sol havia queimado uma meia-lua em sua retina, exatamente como na imagem que ela desenhou.

O que descobrimos é que os raios do sol danificaram a camada de fotorreceptores em um padrão muito específico, como um crescente, disse Deobhakta. Realmente se alinhava com o que ela desenhou para nós quando a vimos pela primeira vez.

Ele disse que a descoberta é significativa porque pode ser o primeiro passo para descobrir um tratamento para esse tipo de lesão - o que não é tão incomum. Embora a maioria das pessoas se afaste instintivamente do sol e os eclipses solares sejam extremamente raros, o tipo de ponteira laser com que as crianças e os donos de animais costumam brincar pode causar lesões semelhantes.

A partir de agora, esse tipo de dano é irreversível, algo que Payne conhece muito bem.

Atualmente, ela está se treinando para focar principalmente com o olho direito. Ela tem que sentar perto da televisão para assistir e ler continua sendo um desafio.

O crescente preto nunca desaparece. E há um constrangimento acompanhando isso.

Até agora, é um pesadelo, e às vezes fico muito triste quando fecho meus olhos e vejo isso, Payne disse à CNN. É embaraçoso. As pessoas vão presumir que eu era apenas uma daquelas pessoas que olhava fixamente para o sol ou não olhava para a pessoa com os óculos.

É algo com que terei que conviver pelo resto da minha vida, acrescentou ela.

Este estudo pode ser o primeiro passo para garantir que ela não o faça.

Não há tratamento no horizonte, mas o horizonte só é visto quando você é capaz de vê-lo, e acho que é isso que essa imagem nos ajuda a fazer, disse Deobhakta à CNN.