Algo diferente

28641042864104 2864111 2864110

De todas as coisas para saber sobre a Margem Norte do Grand Canyon, dois fatos superam todos os outros. Primeiro, é um ponto muito melhor para acessar o Grand Canyon no verão do que a mais conhecida Margem Sul. E segundo, apesar da vantagem mencionada, apenas 10 por cento dos cinco milhões de pessoas que visitam o Parque Nacional do Grand Canyon em um ano, pisam na Margem Norte. Isso permite muito mais margem de manobra para aqueles de nós que o fazem.

A razão pela qual tão poucos chegam lá é geográfica. O Grand Canyon tem 430 quilômetros de comprimento e, embora a localidade específica chamada Margem Norte esteja a apenas 16 km da Margem Sul, já que o corvo provavelmente voa através do grande abismo, tem mais de 320 quilômetros de extensão, o que o motorista terrestre teria que fazer. dirigir. Portanto, a quase não desenvolvida Arizona Strip ao norte do cânion, e até mesmo a comunidade de North Rim com suas instalações sancionadas pelo parque, permanecem praticamente uma reserva para aqueles que vivem em Utah e no sul de Nevada.

Minha filha de 21 anos, Olivia, estava de folga da faculdade e me ajudou a aproveitar aquele espaço relativo no início deste mês. Encontramos muito mais a fazer aqui do que meramente apreciar vistas famosas. Ao final de nossa viagem, vimos animais selvagens raros, caminhamos por trilhas desertas, pedalamos muitos quilômetros nas montanhas e fizemos uma excursão aventureira em um veículo com tração nas quatro rodas até o remoto Point Sublime, que oferece um dos melhores panoramas do parque.

7/11 Sternzeichen

Apenas chegar ao North Rim, através da estrada de acesso de 72 quilômetros de Jacob Lake, é um dos destaques da visita. A Kaibab Plateau-North Rim Parkway foi reconhecida por muitas agências por seu cenário deslumbrante e foi designada como National Scenic Byway, National Forest Byway e Arizona State Scenic Byway. Encontramos uma exibição espetacular de flores silvestres ao longo de toda a extensão da estrada e eu só posso imaginar como fica durante a temporada de folhagem de outono, quando os álamos estão em sua cor de pico.

Sem menosprezar a Margem Sul do cânion, é justo dizer que a Margem Norte é a melhor escolha para visitar durante todo o verão e até meados de outubro. A elevação é cerca de 300 metros mais alta, proporcionando temperaturas maravilhosamente agradáveis; máximas diurnas em média de agosto na década de 70 e mínimas noturnas na década de 40. A Margem Norte também recebe duas vezes mais precipitação do que a Margem Sul, tornando a área exuberante com vegetação. Aqui você encontrará amplos prados verdes abertos, pequenos lagos, bosques de álamos e densas florestas de pinheiros ponderosa, abetos brancos, Englemann e abetos azuis.

Embora houvesse uma variedade de opções de hospedagem disponíveis, incluindo cabines diretamente na borda, optamos por aprimorar nossa visita acampando. Para adicionar à experiência, decidimos ignorar os acampamentos da área em favor de acampar por conta própria, fora dos limites do parque na Floresta Nacional Kaibab. Chamado de acampamento disperso, é nossa maneira favorita de acampar, pois você pode escolher seu próprio local e ter uma experiência mais selvagem. Nosso local ficava a cerca de cinco milhas da entrada do parque, em uma floresta de abetos e pinheiros com arvoredos de álamos.

Durante as primeiras horas da manhã de nossa primeira noite, fomos acordados por arranhões ruidosos e, depois de acender uma lanterna, encontramos o culpado, um texugo. Ele decolou quando o iluminamos. Mas horas depois, quando nos levantamos para o dia, o vimos aninhado embaixo do pneu dianteiro do meu carro. Na luz da manhã, vi o que não tinha no escuro: cada pata estava equipada com garras como um punhado de facas de carne, e fiquei feliz por não ter me enredado com ele. Com alguma conversa em voz alta, nós o levamos de volta para as árvores e não o vimos mais.

Em nossa primeira manhã, partimos para o passeio panorâmico pavimentado para Point Royal, parando em diferentes pontos de vista e fazendo trilhas curtas até a borda do cânion para uma perspectiva diferente. Também encontramos muitos lugares interessantes para explorar longe da borda, incluindo duas trilhas frequentemente esquecidas, Cliff Spring e Greenland Lake.

Cliff Spring Trail sai do outro lado da estrada a partir de uma retirada não marcada, em seguida, desce em um cânion com vegetação a cerca de 800 metros, passando por um celeiro pré-histórico de armazenamento de alimentos bem preservado e desce até uma enorme saliência completa com infiltrações e uma nascente. Isso teria sido um excelente lugar para os ancestrais Puebloans se abrigarem, já que eles viveram na Margem Norte entre os anos 1050 e 1150. O parque tem cerca de 2.500 ruínas pré-históricas documentadas.

Depois de observar outro ponto de vista, paramos em outro pequeno estacionamento que serve como início de trilha para uma curta caminhada até o Lago Groenlândia, um adorável pequeno corpo d'água de talvez 40 metros de largura, que se formou em um ralo. Uma trilha de quatrocentos metros leva você para dentro da floresta e para uma cabana de madeira abandonada. Aqui dentro da floresta tivemos nosso primeiro vislumbre, nesta viagem, do esquilo Kaibab único. Este esquilo é encontrado apenas na Margem Norte e nos arredores da Floresta Nacional Kaibab, no norte do Arizona. Esses esquilos têm orelhas adornadas, corpos escuros e barrigas pretas, mas a cauda parece ter sido mergulhada em tinta branca. Aquele que vimos sumiu de vista por um grande pinheiro ponderosa, espiou ao redor para ver se ainda o estávamos observando e continuou subindo e desaparecendo.

Mesmo que você escolha acampar durante a viagem, vale a pena parar no Grand Canyon Lodge. A pousada original, construída em 1927-28, foi destruída por um incêndio, mas foi reconstruída e reaberta em 1937. A pousada tem uma enorme sala de jantar e sala de estar, ambas com vistas desimpedidas para o cânion e para a margem sul. Do lado de fora, há também pátios espaçosos com cadeiras confortáveis ​​para simplesmente sentar e desfrutar de uma das vistas mais famosas do mundo.

Queríamos aproveitar aquela vista ao nascer do sol, então resolvemos definir um alarme para as 4h30 da manhã para ter tempo de sobra para dirigir até a borda e ter a vista espetacular. Pareceu terrivelmente escuro por apenas 45 minutos antes do nascer do sol, mas lá fomos nós. Quando chegamos à borda ainda estava escuro como breu e percebemos que estávamos uma hora adiantados. Os viajantes de verão nesta área devem se lembrar que Utah está no horário de verão nas montanhas, mas a maior parte do Arizona usa o horário das montanhas o ano todo. Nós nos lembramos disso; mas nosso celular, que funcionava como um despertador, não.

Levantamos tão cedo que decidimos caminhar pela Trilha do Tio Jim, nas proximidades. A caminhada de cinco milhas leva você através da floresta e, em seguida, ao redor de uma trilha circular até Uncle Jim Point. Ao longo do caminho, fomos surpreendidos por um pássaro que parecia um peru pequeno. Acho que era uma perdiz ruffed, que exibia sua cauda em leque em defesa de seu território.

À medida que contornávamos a curva, paramos por cerca de meia hora no ponto proeminente. Isso nos proporcionou uma vista panorâmica deslumbrante do desfiladeiro Roaring Springs e das curvas no topo da trilha North Kaibab. Vimos caminhantes e trens de mulas fazendo a viagem de ida e volta de meio dia para Roaring Springs ou a viagem de um dia inteiro até Phantom Ranch e o rio Colorado.

A trilha North Kaibab serpenteia por 22,5 km, só de ida, e desce quase 6.000 pés antes de chegar ao rio, portanto, a viagem exige bastante preparação. Muitas pessoas perderam a vida tentando fazer as duas pernas em um dia, a maioria morrendo de exaustão pelo calor. O parque faz cerca de 250 resgates no cânion interno a cada ano. Surpreendentemente, a maioria das vítimas são indivíduos jovens e saudáveis ​​que simplesmente não estavam preparados para as condições adversas.

A Trilha do Tio Jim leva o nome de Jim Owens, guarda florestal no início de 1900 do Serviço Florestal dos EUA no Grand Canyon. Nos velhos tempos, quando as espécies de predadores não eram protegidas, o plano de manejo de Owens era matar leões da montanha para proteger o veado-mula da área. Ele admitiu ter matado mais de 500 pumas. Isso, por sua vez, permitiu que a população de veados aumentasse, resultando em milhares de veados morrendo de fome.

Felizmente, nem mesmo o tio Jim Owens conseguiu exterminar completamente os leões, e a população voltou atrás.

Olivia estava caminhando sozinha, alguma distância à frente. Outro caminhante e eu estávamos seguindo a trilha ao longo de um barranco quando ouvimos um barulho muito alto abaixo de nós, mas fora de vista. Não consigo me lembrar do ruído bem o suficiente para descrevê-lo, mas era diferente dos ruídos normais de galhos de árvores caindo ou pedras. Quando olhamos, vimos um puma a cerca de 12 metros de distância, virando-se e fugindo morro acima do local onde minha filha deveria estar. Meu primeiro pensamento foi que o leão havia puxado Olivia para fora da trilha, e meu coração estava na minha garganta quando chamei seu nome. Que alívio quando ela atendeu! Ela estava bem à frente, ilesa e sem saber que o leão a estava seguindo.

Além de um filhote que visitou meu acampamento em Utah há alguns anos, este foi o mais próximo que eu vi um puma na selva. Avistamentos únicos como esses devem ser relatados ao guarda florestal no centro de visitantes, o que nós fizemos. Eles anotam a hora e o local do avistamento e quaisquer detalhes das ações dos animais. Neste caso, apesar da curiosidade do gato, ele não exibiu nenhum comportamento impróprio, então estava tudo bem.

Nossa próxima parada foi a cerca de um quilômetro de distância, na Widforss Trail. Ouvimos dizer que ao longo dessa trilha poderíamos visitar a caverna onde o próprio tio Jim vivera. Encontrar a caverna foi difícil, mas com alguma persistência avistamos uma trilha muito tênue que cruzava o Harvey Meadow que levava à base de alguns penhascos. Cerca de trinta metros acima na face do penhasco, podíamos ver uma velha porta de madeira em uma parede de rocha improvisada para fechar a cavidade natural sob uma grande saliência de rocha. Espiando por algumas tábuas quebradas na porta, pude ver uma sala de piso plano, talvez 6 metros de largura por 3 de profundidade. Alojamentos bastante compactos, mas duas chaminés me faziam pensar que o tio Jim tinha bastante calor para os invernos frios da região.

Este prado já foi usado como acampamento turístico e área de preparação de trens-mulas. Vimos uma galinha perua ir para a floresta, levando seus quatro perus. Estes são perus selvagens Merriam, encontrados principalmente em florestas ponderosa.

Naquela tarde, partimos para Point Sublime, o ponto de vista mais a oeste da Margem Norte. Dirigir aqui já é uma aventura, pois a estrada de 27 quilômetros é primitiva e exige grande altura livre e tração nas quatro rodas. Nós o encontramos em péssimo estado; levava cerca de uma hora e meia para negociar as pedras soltas e os sulcos de uma maneira. Saindo do carro, caminhamos até o ponto e tivemos a melhor vista panorâmica do cânion que já havíamos visto.

Não estávamos lá por mais de alguns minutos quando ouvimos um trovão e vimos um relâmpago. Imediatamente abandonamos nossos planos de ficar, voltamos para o carro e nos afastamos da borda. Enquanto caminhávamos lentamente de volta, a chuva se tornou um aguaceiro torrencial e em poucos minutos a estrada se transformou em um riacho. Foi uma experiência assustadora, e teria sido ainda mais assustadora se não soubéssemos que nossos suprimentos de emergência eram suficientes se tivéssemos que encontrar um terreno elevado e esperar que acabasse. Com alguma sorte do nosso lado, a tempestade passou, a água baixou e nós conseguimos sair e voltar ao nosso acampamento alto e seco algumas horas depois.

Sternzeichen für den 24. November

Uma das aves mais interessantes e raras encontradas no parque é o ameaçado Condor da Califórnia. É o maior pássaro voador da América do Norte, com uma envergadura de até nove pés e meio e pode voar até 55 mph. Em 1982, apenas 22 desses condores eram conhecidos como remanescentes.

Os programas de reprodução em cativeiro e reintroduções na natureza têm sido muito bem-sucedidos no restabelecimento do condor. Em maio de 2008, a população total havia subido para 332 pássaros, com 152 vivendo na natureza. Mais de 70 deles voam livremente na região do Grand Canyon, e a Margem Norte é um dos melhores lugares para vê-los.

Enquanto caía no sono em minha tenda na minha última noite maravilhosamente fria na Margem Norte, ponderei sobre a boa sorte de Las Vegas por estar tão convenientemente perto de um paraíso natural ainda não descoberto pela maioria dos americanos. Para este lugar permanecer assim, seria pedir muito do céu; mas, como capitão de seu próprio destino, você pode ser um dos próximos a descobri-lo.

COMO CHEGAR Localização: Margem Norte do Grand Canyon, a cerca de 260 milhas de Las Vegas, no Arizona Strip. Como chegar: De Las Vegas, pegue a Interstate 15 ao norte cerca de 125 milhas para Utah Route 9, a saída Hurricane / Zion National Park. Dirija cerca de 12 milhas, vire à direita na Utah Route 59 East. Isso se transforma na Rota 389 do Arizona na fronteira do estado. Dirija cerca de 53 milhas até Fredonia e vire à direita na U.S. 89 Alt. por cerca de 30 milhas. Vire à direita na Jacob Lake para a Arizona Route 67, a Grand Canyon Highway. Continue por cerca de 45 milhas até o Grand Canyon, North Rim Visitor Center and Lodge. Quando ir: A Margem Norte, via Grand Canyon Highway de Jacob Lake até a orla, geralmente é acessível de meados de maio a meados de outubro, dependendo da queda de neve. Todos os serviços para visitantes estão fechados no inverno. Acerte o relógio: o Arizona está no horário das montanhas o ano todo. Parque Nacional do Grand Canyon - Margem Norte: (928) 638-7888, www.nps.gov/grca. North Rim Visitor Center: Localizado próximo ao Grand Canyon Lodge. 8h-18h diariamente na temporada. Programas de guarda-parques: os programas diurnos e noturnos incluem caminhadas pela natureza, palestra sobre condores, geologia, história humana, vigília noturna e guarda florestal júnior autoguiado. Todos os programas são gratuitos e duram de 30 minutos a uma hora e meia. Verifique no centro de visitantes a programação diária e programas especiais. Hospedagem: O Grand Canyon Lodge em North Rim oferece cabanas e quartos rústicos de meados de maio a meados de outubro. Faça sua reserva com bastante antecedência, através do Forever Resorts. (800) 386-4383, www.foreverlodging.com. Fora do parque: Jacob Lake Inn, (928) 643-7232; Kaibab Lodge, (928) 638-2389. North Rim Campground: Estadias limitadas a duas noites consecutivas e um total de sete dias, por temporada. É necessário fazer reserva. $ 18- $ 25 por site, por noite. Abra meados de maio a meados de outubro. Depois de meados de outubro, os sites serão atendidos por ordem de chegada, com disponibilidade limitada. (877) 444-6777, www.reservations.gov. Acampamento disperso: permitido fora do parque, na Floresta Nacional Kaibab. Acampe no local usado anteriormente, a pelo menos 400 metros das fontes de água, a 200 pés da estrada principal e a 20 pés das estradas florestais. Siga os princípios de não deixar rastros. As restrições ao fogo são comuns. Estação Ranger North Kaibab. (928) 643-7395, www.fs.fed.us/ Serviços: A estação de serviço Chevron, mercearia, suprimentos para camping, lavanderia e chuveiros estão na estrada de acesso do North Rim Campgrounds. Aberto diariamente até meados de outubro. Comida: Grand Canyon Dining Room e Deli in the Pines servem café da manhã, almoço e jantar. O Roughrider Saloon serve bolos e café pela manhã e aperitivos leves à tarde e à noite. Todos localizados no Grand Canyon Lodge. Recomenda-se fazer reserva para o jantar na sala de jantar. Kaibab National Forest: North Kaibab Plateau Visitor Center e Grand Canyon Association Bookstore, Jacob Lake. (928) 643-7298, www.fs.fed.us Grand Canyon Trail Rides: Passeios de mula de uma hora, meio dia e dia inteiro. A idade mínima é de 7 anos para um passeio de uma hora, 10 para um passeio de meio dia e 12 para um passeio de dia inteiro; limite de peso 220 lb. A partir de $ 30 por pessoa. As reservas são aceitas no Grand Canyon Lodge ou com antecedência. (435) 679-8665, www.canyonrides.com/ Boletim meteorológico: Publicado diariamente no Centro de Visitantes. Informações meteorológicas registradas, atualizadas 7h diariamente, (928) 638-7888.