Cônjuge às vezes só quer ser notado

A esposa deseja que eles viajem mais. Sair. Veja um show ou uma exposição de arte. Parece ótimo, diz o marido. Apenas me diga aonde você quer ir.

Uma bolsa quase imperceptível de seus lábios. Ligeiro aceno de cabeça. Um suspiro. Esta não é a linguagem corporal de resolução e florescimento de contentamento. Não, ela está presa. E ela não tem certeza de como se soltar. Provavelmente porque ela não entende a natureza de sua própria estagnação.

Tento ajudar. Falamos como se seu marido não estivesse sentado bem ali.

Bem, você pediu o que precisava. Seu marido parece mais do que receptivo. Gangbusters, até.

Sim, ela diz.

Então por que você não parece feliz?

Eu não sou, ela diz.

Acho que ela está presa entre a lógica inegável do marido e sua necessidade mais profunda, ainda não expressa, de um símbolo.

Nem todas as palavras e comportamentos no casamento são meramente palavras e comportamentos. Algumas palavras e alguns comportamentos contêm valor simbólico. E grandes casamentos nutrem e observam um repertório turbilhonante de símbolos - símbolos de conexão, namoro, respeito, confiança, confiabilidade, desejo ... a lista é infinita.

A resposta do marido ao pedido matrimonial de sua esposa é perfeitamente racional. E, por enquanto, estou disposto a confiar em seu motivo. Ele deseja agradá-la. Quer que ela seja feliz. Com toda deferência aos desejos dela, ele faz a coisa do Cavaleiro Branco e se senta sozinho. Apenas me diga aonde você quer ir, diz ele. A manobra também é uma autoproteção. Ele não quer decepcioná-la por adivinhar errado como o encontro deve ser.

Então ela está presa. Ela dificilmente pode atacá-lo. No entanto, algo está faltando.

Veja, ela não quer um motorista de táxi. Ela não quer uma escolta. Ela não quer um agente de viagens. Ela quer um companheiro. Ela quer ser procurada, desejada e desejada. Ela busca no marido os símbolos de solicitação, iniciativa e indagação.

O marido deseja que eles façam sexo com mais frequência. Parece ótimo, diz a esposa. Venha me pegar, baby.

Hmm. Ela parece receptiva. Até entusiasmado. Mas algo está faltando. Veja, ele não quer um plantão. Ele não quer ser atendido, aplacado ou patrocinado. Ele quer uma companheira. Ele quer ser procurado, desejado e desejado. Ele busca nela os símbolos de solicitação, iniciativa e investigação.

Em casamentos prósperos, nossos cônjuges são solícitos conosco. Eles marcam saudações e despedidas com contato visual, calor e outros símbolos que demonstram presença e conexão no relacionamento. Um beijo. Tenha um ótimo dia. Um abraço. Bem-vindo a casa! Um cabelo despenteado. Estes são os símbolos que nos dizem que somos notados, tanto na nossa presença como na nossa ausência. Nós importamos.

Em casamentos prósperos, nossos cônjuges iniciam. Eles trazem ideias e desejos por conta própria. Eles não esperam que peçamos (embora também fiquem felizes por nós pedirmos). Iniciativa é o símbolo que nos diz que estamos consistentemente incluídos nos pensamentos, planos, esperanças e sonhos de nosso cônjuge. Somos desejados - nos ritmos da vida doméstica, na prática da espiritualidade, na recreação, na educação dos filhos, na aventura, no aprendizado, na brincadeira.

Em casamentos prósperos, nossos cônjuges perguntam. A investigação é o símbolo que nos diz que somos importantes o suficiente para lembrar. Quando, à mesa do desjejum, dizemos ao nosso companheiro que estamos ansiosos por uma reunião no trabalho, ficamos lisonjeados e satisfeitos quando, naquela noite, nosso companheiro pergunta sobre aquele encontro por sua própria iniciativa solícita.

Solicitação, iniciativa e investigação: se estivermos falando apenas sobre minha experiência anedótica, seria forçado a admitir que acho que os homens são mais ruins com esses símbolos do que as mulheres. Não posso provar. Nunca li pesquisas para apoiá-lo. E não acho que os homens sejam inerentemente mais preguiçosos com relação aos relacionamentos do que as mulheres. Homens e mulheres são preguiçosos da mesma forma; eles apenas tendem a ser preguiçosos sobre coisas diferentes.

Mas me lembro de ter trabalhado com um cara sobre investigação. Eu recomendei que, ao entrar no carro para ir para o trabalho, ele escrevesse em sua agenda algumas referências que ouviu de sua esposa sobre o dia que se aproximava. Então, quando ele parou na garagem à noite, ele olhou para baixo em seu planejador, lembrou-se de pelo menos uma coisa, e nos primeiros minutos de reconexão, diga: Como foi sua reunião esta manhã?

Ela olhou para mim como se eu tivesse acabado de lhe entregar uma bolsa de ouro, ele me disse mais tarde.

Não é ciência do foguete. Nossos companheiros gostam de ser vistos. Sendo notado. Sendo procurado, desejado e desejado. Não é suficiente passar a vida de casado encolhendo os ombros, fingindo incredulidade e dizendo: Qual é o seu problema? Tudo que você precisa fazer é pedir.

Steven Kalas é consultor de saúde comportamental e conselheiro no Centro de Aconselhamento e Bem-Estar Clear View em Las Vegas. Suas colunas aparecem às terças e domingos. Perguntas para a coluna Asking Human Matters ou comentários podem ser enviados por e-mail para skalas @ review journal.com.

STEVEN KALASHuman MattersMORE COLUMNS