Textura spray-on pode derrubar remendo de drywall

P: Eu tinha um pequeno orifício na minha parede de gesso, que remendei. Meu problema é que simplesmente não consigo corresponder exatamente à textura da parede de gesso circundante e, consequentemente, meu remendo se destaca. O que posso fazer para que ele se misture?

R: Duvido que haja um reparador doméstico por aí que não tenha lutado com o desafio de combinar texturas. Sem refazer a parede inteira, você terá que experimentar diferentes técnicas e misturas para obter a aparência certa.

Em primeiro lugar, certifique-se de que o remendo da parede está seco e, em seguida, lixe-o. Use uma lixa fina e um bloco de lixa para nivelar o remendo. Use um movimento giratório com a mão para eliminar os pontos altos e achatar o adesivo.

Você verá um remendo plano no meio da parede texturizada. Antes de começar a texturizar o remendo, espalhe o remendo na textura ao redor. Use água morna e uma esponja ou uma escova de dentes de cerdas macias. Mergulhe a esponja ou escova de dentes na água morna e remova a borda do adesivo (se usar uma esponja, torça-a primeiro). Você quer apagar o contorno do patch.

Existem dois tipos principais de textura: casca de laranja e knockdown. A casca de laranja usa um material mais fino, maior pressão e um orifício menor do que o knockdown, que é nivelado com uma espátula larga para criar áreas planas maiores. Entre essas opções, você pode obter muita variedade na aparência final.

Você pode comprar textura em spray em uma lata que faça um trabalho bastante decente. Ele é vendido por cerca de US $ 12 e cobrirá até 30 metros quadrados, dependendo do tamanho dos respingos. Algumas latas têm canudos de diâmetro variável para disparar respingos de tamanhos diferentes, e algumas têm um botão que você pode girar para variar o tamanho do orifício.

Você pode ajustar a pressão do bico alterando a temperatura da lata. Se a pressão estiver muito baixa, coloque a lata em água morna por alguns minutos. Se a pressão estiver muito alta, coloque-o em água fria.

Pratique primeiro em um pedaço de papelão. Você deseja segurar a lata a 1 ou 2 pés da superfície e fazer um movimento rápido de varredura. Não mantenha o botão pressionado por muito tempo.

Se você tiver textura knockdown, em vez de usar uma espátula para alisar a textura enquanto seca, espere até que esteja completamente seca e use uma lixa fina em um bloco de lixa para alisá-la. Você terá mais controle sobre a aparência.

Você também pode tentar combinar a textura usando uma esponja. Escolha um que tenha orifícios de vários tamanhos. Use uma assadeira plana (como uma assadeira de torta) e misture um pouco de composto comum com água. A mistura não deve ser muito pastosa ou muito espessa. Pratique na sucata antes de mover-se para a parede.

Deixe a esponja úmida e empurre-a suavemente na mistura. Toque na parede com ele e puxe-o para fora. Retirar a esponja dará uma aparência diferente. Você ficará com pequenos espinhos que você terá que derrubar.

Na mesma linha é misturar um pouco de composto comum e água e usar uma pasta de peru. Essa técnica é boa para pequenos remendos. Só não carregue tanto o baster a ponto de espirrar uma grande bolha na parede. A ponta deve ter um espaço de forma que, à medida que você aperta o baster, o ar que corre pega a textura e a joga na parede.

Provavelmente, a parte mais importante do trabalho é a pintura. Você pode fazer com que a maioria dos patches desapareça repintando a parede inteira e não apenas o patch.

Michael D. Klimek é um contratante licenciado e presidente da Pro Handyman Corp. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para: questions@pro-handyman.com. Ou envie um e-mail para: P.O. Box 96761, Las Vegas, NV 89193. Seu endereço da Web é: www.pro-handyman.com .