STEVE SEBELIUS: Dê ao deslize azul o deslize rosa

ARQUIVO - O presidente Richard Durbin, D-Ill., fala durante uma audiência do Comitê Judiciário do Senado sobre T ... O presidente Richard Durbin, D-Ill., fala durante um Comitê Judiciário do Senado em 29 de setembro de 2021, no Capitólio em Washington. (Tom Williams/Piscina via AP)  ARQUIVO - O ex-senador de Nevada Harry Reid fala com um repórter em seu escritório no Bellagio em Las Vegas segunda-feira, 16 de dezembro de 2019. (K.M. Cannon/Las Vegas Review-Journal) @KMCannonPhoto

Onde está o senador Harry Reid quando realmente precisamos dele?

Em Washington, os democratas confirmaram 105 juízes nomeados pelo presidente Joe Biden, superando a taxa com que o ex-presidente Donald Trump confirmou os indicados para o tribunal.

Os progressistas, é claro, querem mais. E eles estão mirando em uma tradição do Senado que está no caminho, conhecida como o deslizamento azul.

9/11 Sternzeichen

Em vigor desde pelo menos 1917, o recibo azul é um formulário enviado aos senadores do estado de origem de um candidato judicial que pede uma recomendação. Os senadores podem retornar uma recomendação positiva ou negativa, ou simplesmente decidir não devolver o formulário.

Embora a prática tenha variado ao longo dos anos - em alguns casos, um boletim azul negativo não necessariamente condenou uma indicação - a prática atual do presidente do Comitê Judiciário do Senado, Dick Durbin, D-Ill., É que um boleto azul negativo ou ausente significa um candidato não avança.

E isso é um grande pote de … sopa de batata, como Reid disse certa vez no plenário do Senado, em outro contexto.

Durbin tem poucas desculpas aqui porque ele foi um dos principais tenentes de Reid no Senado. Ele testemunhou Reid acabar com a obstrução de candidatos judiciais distritais e de apelação em 2013, ostensivamente à luz dos bloqueios republicanos sem precedentes. E ele sabia que, na aposentadoria, Reid sugeria se livrar totalmente da obstrução.

Mond in Jungfrau Frau

É importante entender o recibo azul: ele não aparece na Constituição dos EUA ou na Declaração de Direitos. Não aparece no Código dos EUA. Não está no livro de regras do Senado. É uma tradição que foi aplicada de forma inconsistente durante seus mais de 100 anos de vida.

“Em muitos aspectos, é um resquício arcaico de uma era diferente”, disse o senador Richard Blumenthal, D-Conn., Falando do deslizamento azul e não do próprio Senado. Comentaristas, incluindo o conselho editorial do The New York Times, observam que foi usado durante a segregação para bloquear juízes que eram a favor da integração escolar.

Também foi usado em Nevada. Em 2012, o então senador. Dean Heller devolveu um recibo azul negativo para impedir a nomeação de Elissa Cadish para o banco federal, com base em comentários antigos (mas legalmente corretos na época) que ela havia feito sobre as leis de controle de armas.

O presidente na época era democrata. O senador sênior, Reid, era um democrata. Mas um republicano se interpôs no caminho de um juiz qualificado assumir o cargo federal. (Heller usou o deslizamento azul novamente em 2016 para bloquear a indicação federal da professora Anne Traum da Boyd Law School. Cadish acabou sendo eleito para a Suprema Corte de Nevada, e Traum foi renomeado por Biden e ocupa hoje o cargo de banco federal de Nevada.

Mas pense ao contrário: e se em 2024, o governador da Flórida, Ron DeSantis, se tornar presidente e a senadora Jacky Rosen perder sua cadeira para um republicano, digamos, a senadora estadual Heidi Gansert, R-Reno? Gansert então sugere um candidato republicano para um cargo de juiz federal, diz o ex-tenente-governador Mark Hutchison. A democrata Catherine Cortez Masto deveria frustrar a vontade do presidente e do Senado enviando um boletim azul negativo?

Claro que não.

8855 Zahl

Sendo um democrata, Durbin prometeu que não permitirá que um deslizamento azul seja usado para bloquear um candidato com base em raça, gênero ou orientação sexual. Mas ele não traçou uma linha vermelha quando se trata de oposição com base no desejo de impedir a capacidade do presidente de preencher vagas.

A senadora Marsha Blackburn, R-Tenn., disse à NBC News que “o recibo azul é essencial para a obrigação constitucional do Senado de fornecer aconselhamento e consentimento”. Mas isso é claramente absurdo. Os presidentes continuarão consultando os senadores de seus estados, mesmo os da oposição, porque a política assim o exige. (É sempre melhor dançar do que lutar, como Reid costumava dizer.) Mas o consentimento é expresso em votos - no comitê e no plenário do Senado - e isso não mudará se o deslize azul desaparecer.

É privilégio do senador sênior do partido do presidente sugerir indicações ao presidente. Se outro senador se opuser, deixe que ele o manifeste, na Comissão de Justiça ou no plenário. Mas nenhum senador sozinho, usando um pedaço de papel azul, deveria ser capaz de vetar sozinho um candidato.

Se Reid se livrou da obstrução real para nomeações judiciais, por que deveríamos manter a obstrução da sombra? Durbin faria bem em canalizar seu antigo mentor e abandonar a tradição do deslizamento azul de uma vez por todas.

Entre em contato com Steve Sebelius em SSebelius@reviewjournal.com ou 702-383-0253. Siga @SteveSebelius no Twitter.