STEVE SEBELIUS: Lembrando meu amigo Jeff German

ARQUIVO - O assassinato do repórter investigativo do Las Vegas Review-Journal Jeff German e a prisão ... ARQUIVO - O assassinato do repórter investigativo do Las Vegas Review-Journal Jeff German e a prisão de um funcionário eleito do condado em conexão com a morte atraíram a atenção nacional e renovou a preocupação com os ataques a jornalistas. (K.M. Cannon/Las Vegas Review-Journal) @KMCannonPhoto  ARQUIVO - Jeff German trabalhando nos escritórios do Las Vegas Review-Journal em 2018. (Foto de Harrison Keely/Las Vegas Review-Journal)  ARQUIVO - Jeff German trabalhando nos escritórios do Las Vegas Review-Journal em 2018. (Foto de Harrison Keely/Las Vegas Review-Journal)

UMA alguns anos atrás, procurando em antigos arquivos de papel do Review-Journal por uma história pré-internet, me deparei com uma coluna de Jeff German escrita durante seus dias de Las Vegas Sun.

Lá em cima estava a foto dele: barbudo, com uma cabeleira volumosa e óculos, alemão olhando para a câmera, a cabeça empoleirada no punho, o rosto de quem já viu de tudo e não suporta bobos de bom grado.

'Foto legal!' Escrevi enquanto enviava uma cópia da foto para Jeff, que conheci quando entrei para o Sun em 1993. Ele já era o repórter investigativo do jornal e uma estrela na equipe do jornal.

“Não posso viver isso”, escreveu Jeff de volta. “Esta foto aparece de tempos em tempos. É assim que um jornalista sério se parece.”

De fato, é.

O The Sun no início dos anos 1990 era uma equipe muito unida, desfrutando da camaradagem de ser o David desconexo lutando contra o Goliath Review-Journal. Não doeu que um dos mentores de Jeff fosse o ex-governador Mike O'Callaghan, que regularmente dava dicas e era admirado por todos os repórteres da redação do Sun.

Jeff adorava o trabalho do jornalismo, a busca de histórias, a obtenção de informações de fontes e a conquista da concorrência. Ele também era bom nisso e se tornou conhecido o suficiente para ter sua caricatura na parede do restaurante The Palm, no Caesars' Forum Shops.

Seu bordão ao trabalhar em um blockbuster se tornou um mantra em nosso pequeno grupo: “É grande!”

Ao longo dos anos, os furos de Jeff foram grandes, até lendários. Ele cobriu Las Vegas no final da era da máfia e no início da corporativa.

Quando o Sun o demitiu sem cerimônia em 2009, Jeff veio para o Review-Journal. Ele me disse que estava grato por poder continuar o trabalho de sua vida no jornalismo em uma das melhores cidades de notícias do país.

Os furos continuaram. Ele escreveu sobre falhas nas inspeções após o incêndio alpino e a falta de planos de emergência após o tiroteio de 1º de outubro. Ele chamou altos funcionários eleitos que viajam no centavo da Autoridade de Visitantes e Convenções de Las Vegas. Ele revelou que a vereadora de Las Vegas, Michele Fiore, estava sendo investigada pelo FBI, supostamente por irregularidades no financiamento de campanha. (Fiore está atualmente concorrendo a tesoureiro do estado de Nevada.)

wie viel kosten disney world tickets

Jeff também informou sobre os gastos selvagens na autoridade da convenção e um escândalo envolvendo cartões-presente da Southwest Airlines, relatórios que precederam a aposentadoria do querido presidente da autoridade, Rossi Ralenkotter.

Esse era Jeff: independentemente do partido político ou da popularidade de alguém, se eles tivessem feito algo errado, ele os denunciaria. Ele foi descrito como um buldogue; uma vez que ele estava em uma história, ele não podia ser abalado. O ex-promotor distrital David Roger disse melhor: Jeff simplesmente não daria acima .

Nossa última troca de e-mails aconteceu pouco antes de ele sair de férias curtas, quando ele registrou uma história para o nosso guia eleitoral geral. Ele queria ter certeza de que eu receberia aquela peça mais cedo, porque Jeff era consciencioso e meticuloso.

Ele nunca mais voltaria daquelas férias. Jeff foi assassinado apenas mais de uma semana atrás , supostamente por um dos alvos de suas reportagens investigativas. A família de Jeff, seus amigos e colegas ainda estão absorvendo o choque e a dor de sua perda.

Alguns repórteres investigativos têm fama de serem rudes, ou mesmo elitistas, já que são as estrelas de qualquer redação. Mas Jeff não era assim: sempre que suas investigações se desviavam do assunto político, ele me ligava para avisar e trocávamos informações, vasculhávamos cenários possíveis e discutíamos fontes. Ele era um colaborador.

E, aos 69 anos, Jeff também era um podcast hospedeiro , adaptando-se a uma tecnologia que nem existia quando começou no jornalismo.

Ainda é difícil para mim acreditar que nunca mais vou falar com Jeff sobre uma história ou trocar fofocas sobre um político. É difícil para mim pensar em como a redação do Review-Journal perdeu um de seus melhores e mais experientes repórteres, e a cidade um de seus mais importantes contadores da verdade, em um momento em que precisamos mais do que nunca.

Tudo o que temos agora são memórias de um amigo e colega perdido, e o exemplo de Jeff: Sempre cuide do carinha. Coloque no trabalho duro. Faça as ligações e conheça os fatos. Faça as entrevistas difíceis e faça as perguntas pontuais. Acompanhe os fatos. E nunca desista de uma história.

Jeff nunca será substituído, mas o trabalho que ele fez deve continuar. Vai levar todos nós para fazê-lo.

Entre em contato com Steve Sebelius em SSebelius@reviewjournal.com . Seguir @SteveSebelius no Twitter.