Fique com o fabricante ao emendar tubo PEX

P: Recentemente, comprei um novo vaso sanitário com altura confortável para minha mãe e pretendia instalá-lo eu mesma. Montei no chão, mas quando estava prestes a ligar o abastecimento de água, percebi que a linha de água não alcançava o novo banheiro; era curto por cerca de 5 polegadas. A linha de água é um tubo de plástico que sai da parede e não tem válvula para ligar ou desligar. As válvulas de controle de água estão em um armário em outra parte da casa. Como faço para estender a linha de água para que ela possa se conectar ao novo banheiro?

R: Uma vez que esses banheiros são mais altos do que o normal, a distância da linha de abastecimento de água até o fundo do tanque do banheiro, onde a linha se conecta à válvula de enchimento, é maior e parece que você não tem folga suficiente para alcançar. Você tem tubulação PEX que não será tão simples como se a válvula fosse um batente angular padrão.

PEX é um tubo de polietileno reticulado e é muito popular entre os construtores. PEX requer acessórios especiais e ferramentas de crimpagem. A tubulação PEX é presa a uma conexão com um colar ou manga. O encaixe desliza para a extremidade do tubo e o colar é comprimido em torno dele com uma ferramenta especial. Diferentes fabricantes usam diferentes métodos de crimpagem; alguns usam um anel de cobre, enquanto outros usam uma luva de aço inoxidável. De um modo geral, o método de um fabricante não é compatível com o de outro.

Felizmente, você não precisa se preocupar com ferramentas caras. Você pode usar algumas peças de plástico e parafusá-las todas juntas. Nem todos os home centers possuem uma variedade de peças PEX, portanto, você pode ter que dar uma olhada.

A linha de abastecimento de água do seu banheiro se parece com um cano com um adaptador fêmea na extremidade. Você pode aparafusar o adaptador na válvula de enchimento que sai do fundo do tanque do vaso sanitário. Um anel de crimpagem manterá o adaptador no tubo.

Você precisará cortar o tubo de plástico no meio em algum lugar e unir em um pedaço de tubo. Afaste-se cerca de 10 cm da extremidade da conexão e corte o tubo em esquadria. Você pode usar um cortador de tubos ou uma faca, mas o corte deve ser quadrado e sem rebarbas.

Corte um pedaço de tubulação mais comprido do que você precisa para a emenda. Agora você pode unir esses tubos com acessórios aparafusáveis. Primeiro, deslize a porca grande, a extremidade pequena primeiro, no tubo.

Em seguida, empurre o anel de aperto no tubo, com o lado plano primeiro, de modo que fique a cerca de um oitavo de polegada da extremidade (o anel de aperto parece uma arruela fina com dedinhos saindo dele). Agora, deslize a arruela cônica no tubo, a extremidade grande primeiro. O cone empurrará o anel de aperto de volta para a posição correta. O cone está na posição correta quando passa de meia polegada além da extremidade do tubo. Deslize a peça correspondente da conexão no tubo e aperte a porca. Aperte-o manualmente até que comece a guinchar e depois dê mais uma volta com uma chave inglesa.

Você pode segurar o cano até o banheiro e medir onde precisa cortá-lo. Faça o corte no local desejado e repita o processo para prender a ponta do tubo com o adaptador.

Depois, você pode abrir a torneira e pegar o jornal.

Michael D. Klimek é um contratante licenciado e presidente da Pro Handyman Corp. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para: questions@pro-handyman.com. Ou envie um e-mail para: P.O. Box 96761, Las Vegas, NV 89193. Seu endereço na Web é: www.pro-handyman.com.