Ameaça de suicídio não é razão para permanecer em um casamento infeliz

Q: O que você faz quando quer sair do casamento, mas a outra parte continua ameaçando (suicídio) se você sair? Espera-se que você continue em um casamento no qual não deseja, apenas para que essa pessoa não se machuque?

–D., Las Vegas

PARA: A sua pergunta é perturbadoramente mais comum do que você possa imaginar.

Deixe-me primeiro responder sendo deliberadamente jocoso. Não quero desrespeitar, mas acho que vai fazer o ponto de vista:

sim. Absolutamente. Fique. É seu trabalho como esposa garantir que seu marido continue vivo. Uma esposa dedicada assume total responsabilidade pela disposição de seu marido em viver e sua decisão de fazê-lo. Ela valoriza a vida dele, mesmo quando ele a despreza. Troque sua integridade, sua autenticidade, cada felicidade sua - o que for preciso para ter certeza de que ele não se matará. Algum dia você vai agradecê-lo por tomar essa posição drástica e fazer você ficar neste casamento. Você vai ver o quanto ele te amava.

Quero dizer, quando você realmente dá um passo para trás e leva sua pergunta à conclusão lógica, rapidamente descobrimos que nosso destino é puro absurdo, certo?

O que significa que você já sabe a resposta à sua pergunta.

Tenho compaixão por crises suicidas agudas. Pensamentos de autodestruição são comuns durante um período de luto e perda. Morte de um ente querido, consequências permanentes e crônicas de trauma ou doença, humilhações públicas, divórcio - esses eventos previsivelmente convidam ao desespero e sua companheira frequente, a ideação suicida (pensamentos suicidas). As pessoas nesses estados certamente precisam e merecem uma intervenção competente.

Mas minha compaixão inclui responsabilidade. No final das contas, a única pessoa responsável pelo suicídio é a pessoa que está morta.

William Shakespeare faz Julieta acordar de seu coma estratégico auto-induzido para encontrar Romeu morto por suas próprias mãos. Tragicamente, ele não recebeu a mensagem da trama cuidadosamente elaborada de Frair Lawrence para libertar os jovens amantes para uma vida juntos. Então, em sua dor, Romeu bebe veneno e morre. Julieta, também em agonia de luto, se mata com a adaga de Romeu.

Uau, eles realmente não se amavam? É lindo, certo? Triste, mas lindo.

Pode ser. Eu não tenho tanta certeza. E se Juliet estivesse cerca de um ano em terapia profunda antes de todos esses acontecimentos? Uma versão mais forte, mais sólida e bem diferenciada de Julieta teria despertado e, sim, teria sido esmagada quase sem fôlego pela dor, teria morrido mil mortes em seu coração e alma, poderia ter desejado não estar viva por muitos dias .

Mas ela não teria completado o suicídio. Na verdade, no funeral de Romeu, misturado com todo o seu amor por ele e toda a sua tristeza, ela poderia muito bem ter feito uma pausa no catre do funeral, olhou para sua alma gêmea morta e disse, em voz baixa: Você é um asno! Um grande idiota! Por que desististe tão facilmente?

O resultado da ameaça de seu marido é que vocês dois não são mais companheiros; em vez disso, vocês dois agora são reféns.

765 Engelszahl

A ameaça fala de algo que deu terrivelmente errado, tanto dentro do cônjuge ameaçador quanto com o vínculo matrimonial.

Como uma esposa se sentiria se o marido dissesse: Se você me deixar, vou matar VOCÊ. Ela não pensaria que isso era assustador, mau e errado - sem amor verdadeiro? É meu preconceito que se você me deixar eu me matarei é exatamente o mesmo comentário, só que com um alvo homicida diferente. Assassinar outro, matar a si mesmo - apenas um movimento diferente da mesma energia.

Os apelos suicidas soam como pathos. Eles são, na verdade, hostilidade. Fúria pura. No mínimo, uma manipulação grotesca. E o amor, se for amor, não manipula.

Não é certo ameaçar morrer - ou matar - para obter o que você precisa ou deseja dos relacionamentos interpessoais.

Steven Kalas é consultor de saúde comportamental e conselheiro no Clear View Counseling Wellness Center em Las Vegas e autor de Human Matters: Wise and Witty Counsel on Relationships, Parenting, Grif and Doing the Right Thing (Stevens Press). Suas colunas aparecem às terças e domingos. Perguntas ou comentários podem ser enviados por e-mail para