Susan Boyle nos tira de nossa pequenez, cinismo

Ela liga para perguntar se eu poderia escrever uma coluna para ela, e sinto uma ansiedade familiar. Veja, quando as pessoas me dão ideias sobre colunas ou músicas que eu possa escrever, sempre me sinto estranho e desamparado. Porque simplesmente não funciona assim para a minha musa. Ou algo envolve os meninos na sala da caldeira ou não. E eu nunca sei o que vai ou não vai.

Mas ela pergunta, no entanto. Ela quer saber se eu vi o videoclipe de Susan Boyle.

Como eu poderia não ver isso? A celebridade improvável e verdadeiramente instantânea de Susan Boyle estava se chocando com Diane Sawyer, Larry King, Anderson Cooper e o YouTube como uma tempestade de granizo repentina. Ela era uma concorrente no Britain’s Got Talent, um eco britânico do American Idol. E, sim, o infame e condescendente idiota de aluguel Simon Cowell é juiz em ambos os programas.

Deixe-me deixar claro que não estou acusando Simon de ser um idiota de verdade. Mas, ele joga um na televisão. É assim que ele ganha a vida. Descrição de trabalho estranha, mas funciona para ele.

spirituelle Bedeutung von Adler

De qualquer forma, a Sra. Boyle entrou no palco. Em vez disso, ela saltou para o palco. Se ela fosse sua bibliotecária, ou sua babá, ou seu pediatra, ou seu caixa de supermercado ... bem, você se consideraria sortudo por estar na companhia de alguém tão ausente astúcia e fingimento. Tão encantadoramente autodepreciativo. Tão cativantemente nerd.

Mas Susan está no palco como uma artista profissional com tanta naturalidade quanto eu faria uma foto como zagueiro do Green Bay Packers. O que quer dizer que não é nada natural.

Ela não tem polimento profissional. Panache zero. Sem shtick. Sem linguagem fluida.

Ela tem deficiência cognitiva em conseqüência da falta de oxigênio ao nascer. Ela não é perspicaz ou fácil com as palavras. Como uma colegial, ela era implacavelmente ridicularizada por seus colegas.

Gibt es einen Strand in Vegas?

Ela nunca se casou. Diz em entrevistas que nunca foi beijada. Ela tem sobrancelhas fugidias, cabelo em forma de capacete, dois queixos e uma cabeça quadrada da qual brota um sorriso puro e fácil e olhos dançantes. Ela ri muito.

E, quando ela abre a garganta para cantar, agrada aos céus derramar coros de anjos em suas cordas vocais e sair para a luz. Estou falando sério. Seu queixo cairá em seus jóqueis. Se você ódio música clássica, ainda assim, você vai parar de respirar nos primeiros momentos de ouvi-la cantar. Se você é um idiota sem um pingo de classe ou cultura, ainda assim, você será capaz de reconhecer a beleza de Susan Boyle.

Enquanto Susan caminha no centro do palco, você pode ouvir e sentir a energia do público. Um murmúrio coletivo de você-tem-que-estar-brincando surge flutuando. Dois dos jurados dão o melhor de si sorrisos polidos e congelados. Simon há muito parou com essa pretensão de decoro.

Susan mal consegue articular o nome e a descrição de seu atual local de residência. Ela tem 47 anos, ela diz, e então deixa escapar e isso é apenas um lado meu enquanto ela balança seu amplo espólio e quadris em uma paródia da sexualidade.

Os olhos rolam. Os rostos refletem angústia e desprezo. Simon parece um homem que não vê como não comer um sapo morto cru.

Qual é o seu sonho, pergunta Simon, tipo, eu tenho certeza que alguém como você tem um sonho, muito menos um sonho realizável.

14. Juni Sternzeichenkompatibilität

Susan diz de maneira simples e sincera que quer ser uma cantora profissional, mas que ninguém me daria uma chance antes, mas espero que isso mude.

Esperamos. Esperança. A esperança é uma coisa perigosa. Exige profundidade e coragem incomuns para ter esperança. O cinismo é mais barato, mais fácil e, nesta cultura, socialmente compensador. As pessoas consideram isso sofisticação e inteligência.

É perfeitamente irônico que Susan tenha escolhido cantar I Dreamed A Dream (Michael Ball) de Les Miserables:

Tive um sonho que minha vida seria / Tão diferente desse inferno que estou vivendo / Tão diferente agora do que parecia / Agora a vida matou / O sonho que tive.

As primeiras oito barras dão um tapa na cara de todos. Ninguém pode esconder seu choque e surpresa. Como uma cura milagrosa, a voz de Susan alivia o público de maldade e amargura, perdoa-os por isso e os deixa sem palavras, humilhados e gratos, boquiabertos na presença da Verdadeira Beleza.

É Beatlemaniaesco. Ou seja, rapidamente os presentes de Susan não são mais sobre Susan. De repente, a beleza de Susan pertence a todos nós. As pessoas recebem aplausos delirantes - sim, por causa do talento de Susan, mas ainda mais porque é um grande alívio ser arrancada da pequenez e do cinismo que nós, descolados, normalizamos e chamamos de humanos.

Veja você mesmo: www.youtube.com/watch?v=9lp0IWv8QZY.

Steven Kalas é um consultor de saúde comportamental e conselheiro no Clear View Counseling Wellness Center em Las Vegas e autor de Human Matters: Wise and Witty Counsel on Relationships, Parenting, Grief and Doing the Right Thing (Stephens Press). Suas colunas aparecem aos domingos. Contate-o em.