Ensinando crianças em idade pré-escolar o significado da observação de Rosh Hashaná

Adam Underwood, 7, pratica tocar o shofar durante um serviço familiar pré-escolar de Rosh Hashanah na Congregação Ner Tamid na segunda-feira, 14 de setembro de 2015, em Henderson. Rosh Hashanah, o Ano Novo Judaico, ...Adam Underwood, 7, pratica tocar o shofar durante um serviço familiar pré-escolar de Rosh Hashanah na Congregação Ner Tamid na segunda-feira, 14 de setembro de 2015, em Henderson. Rosh Hashanah, o Ano Novo Judaico, marca o início do período de 10 dias dos Grandes Dias Sagrados, que terminará com o Yom Kippur, que é freqüentemente referido como o Dia da Expiação. Ronda Churchill / Las Vegas Review-Journal Rabino Sanford Akelrad, ao centro, convida as crianças a tocar o shofar durante um serviço familiar pré-escolar de Rosh Hashanah na Congregação Ner Tamid, segunda-feira, 14 de setembro de 2015, em Henderson. Rosh Hashanah, o Ano Novo Judaico, marca o início do período de 10 dias dos Grandes Dias Sagrados, que terminará com o Yom Kippur, que é freqüentemente referido como o Dia da Expiação. Ronda Churchill / Las Vegas Review-Journal

Que dia é hoje? O Rabino Sanford Akselrad interrogou os pré-escolares reunidos na Congregação Ner Tamid na manhã de segunda-feira.

É Halloween? ele perguntou. Isso é muito assustador se você disser isso. Cantor, hoje é o dia dos avós?

Isso foi ontem, a Congregação Ner Tamid Cantor Jessica Hutchings respondeu.

Portanto, nem mesmo é o dia dos avós, disse o rabino. Que dia é hoje?

É Rosh Hashaná! as crianças gritaram.

Darah Wardly, de dois anos, pôs-se de pé de um salto, saltou para cima e para baixo e gritou: Yay, yay, yay!

E por que não, ela e sua irmã gêmea, Sloane, e todos os seus amigos não estavam apenas em um serviço religioso, eles estavam em uma festa de aniversário.

Todo mundo adora aniversários. De quem é o aniversário? Akselrad perguntou.

Do mundo! chamou as crianças.

Isso mesmo, respondeu o rabino. Rosh Hashaná é o aniversário do mundo.

E que melhor maneira de comemorar do que com serviços concebidos a pensar nas crianças.

Colocamos em um nível que eles podem entender, disse Lonnie Kritzler, o diretor de educação do templo. Ela disse que mesmo as crianças mais novas podem ser encorajadas a pensar: Como você pode fazer melhor, ouvir melhor e ser mais legal com seus amigos?

257 Engelszahl

Os dois dias de Rosh Hashaná encabeçam os Grandes Dias Santos Judaicos, uma celebração do ano novo e do aniversário da criação do homem. Os fiéis se reúnem para orar, expressar apreço pelo ano passado e esperança de que o próximo ano seja abençoado.

Para os judeus, este é o momento em que você está simbolicamente inscrito no Livro da Vida, disse Kritzler.

Em Rosh Hashaná, o Livro da Vida é aberto e todos têm 10 dias para refletir e se arrepender em um esforço para inclinar a balança da justiça a seu favor antes do Yom Kippur, o Dia da Expiação.

É aí que você se senta e expia seus pecados e diz: 'Eu realmente sinto muito por ter feito tudo isso, vou tentar muito mais', disse Kritzler.

Para crianças em idade pré-escolar, ainda presumivelmente intocado por preocupações com o pecado, Rosh Hashaná é uma festa pontuada por maçãs mergulhadas no mel na esperança de um doce ano novo.

Orando junto com Akselrad de um livro de orações personalizado, eles agradeceram a Deus pelo céu azul, o sol, as estrelas e as montanhas ... pelos pássaros cantando e os grilos cantando ... pelos abraços, beijos e amor.

Eles agradeceram a Deus por fazer pandas e ursos polares, girafas e cachorrinhos, flores e árvores, elefantes e formigas.

Cantando junto com Cantor Hutchings, eles imaginaram como deve ter sido a sensação de ser libertado do Egito e caminhar pelo Mar Vermelho para a liberdade.

Cada festa de aniversário precisa de criadores de ruído. Rosh Hashaná é um chifre de carneiro.

Como explica o livro de orações do culto em idade escolar, quando todas as pessoas viviam em um só lugar, espalhar a palavra era fácil. Você acabou de enviar gritos para anunciar as novidades. Mas com as pessoas em todo lugar, os gritos não conseguiam transmitir os eventos. Algumas ocasiões especiais exigiam anúncio, e a chegada do novo ano era a mais especial de todas.

Então Enoque perguntou a Deus o que fazer. Deus sugeriu uma ferramenta de anúncio. A primeira tentativa de Enoch foi bater pedras juntas. Rochas faziam barulho, não música. O gong foi rejeitado porque era de ferro, muito parecido com armas de guerra. A harpa era adorável, mas emitia um som muito suave para regozijo. A trombeta era alta e melódica, mas feita por mãos humanas. O novo ano não é um momento para glorificar as criações humanas, Enoque aprendeu. O ano novo é para todas as criaturas.

Finalmente Enoch apresentou um humilde chifre de carneiro, naturalmente oco, alto e perfeito para anunciar o novo ano. Mas Enoch observou que todos os outros instrumentos eram fáceis de tocar, enquanto o chifre de carneiro era quase impossível. Então Deus ensinou Enoque a tocar o chifre de carneiro.

A equipe da Congregação Ner Tamid continua a ensinar alunos de escolas religiosas a tocar o chifre de carneiro, ou shofar. E é usado como uma ferramenta de sinalização para despertar os fiéis de seu sono para que possam pesquisar seu comportamento, ser o melhor que podem ser e lembrar de seu criador.

Crianças em idade pré-escolar devem retornar na quarta-feira para os serviços do Yom Kippur. Para obter mais informações, visite lvnertamid.org.