Não há nada de errado em um homem agir como um homem

Quase nunca vou a um show em Las Vegas por vontade própria. Exceto pelo show de comédia mágica de Mac King (a joia escondida da Strip) ou Vinnie Favorito, que me faz rir tanto que preciso de um respirador.

Não, geralmente quando vejo um show em Las Vegas, alguém me leva lá. Ou me arrasta até lá. E assim é esta noite. Um amigo me compra um ingresso para Defending the Caveman, considerada a peça solo de maior duração na história da Broadway. A peça é estrelada por Kevin Burke.

Caveman evoluiu a partir da comédia stand-up de Rob Becker, que escreveu a peça ao longo de um período de três anos, começando em 1988.

Eu rio muito. Eu acho, o que é sempre divertido para mim. Duas vezes sinto um nó na garganta, o nó que sempre sinto quando alguém cria um espaço no qual posso viver com mais compaixão por mim mesmo. E por causa disso, tenho mais generosidade com os outros. E, neste caso, por outros, quero dizer mulheres.

Porque a mensagem recorrente da peça, falada por um homem em nome de outros homens em todos os lugares, é algo que não posso repetir em um jornal de família. Pelo menos não literalmente. Mas vamos ver se consigo passar essa reformulação pelo meu editor: os homens não são retratados de forma precisa ou justa por referências metafóricas à extremidade oposta do canal alimentar.

A questão que nos impele é como e por que desenvolvemos uma cultura na qual os homens se encontravam tão na defensiva? Como os homens adquiriram uma autodúvida crônica coletiva sobre serem homens? Por que oscilamos entre posturas crônicas de desculpas ao feminino, uma passividade castrada de sim, senhora, retraimento amuado ou ir para a ofensiva com condescendência e desprezo?

Homens que se sentem inseguros em relação a serem homens variam de maçantes a irritantes e perigosos. Por exemplo: nos homens, a homofobia não é, como comumente se acredita, o medo de ser gay. É o medo de ser mulher. Da mesma forma, a misogenia. Isso se manifesta como ódio pelas mulheres, sim. Mas começa nos homens como o terror de ser dominado pelo feminino, o medo de não conseguir manter um controle firme sobre meu eu masculino na companhia de mulheres.

Acho que o movimento feminista fez duas coisas muito bem: 1) identificou a injustiça e 2) mobilizou a indignação apropriada, também conhecida como raiva. Eu tiro meu chapéu.

Acho que o movimento feminista apresentou duas falhas ideológicas fatais (e, olhando para trás, bizarras): 1) tendeu a postular o masculino como inimigo, e 2) sua prescrição era que o mundo seria um lugar melhor quando víssemos homens e mulheres nós somos iguais. O número 2 acabou se revelando hipócrita, porque rapidamente evoluiu para o momento em que os homens se comportavam mais como mulheres.

Foi desastroso. Essas duas idéias criam miséria. Para todos.

Quando o Homem das Cavernas é atacado pelos críticos, a crítica é comumente direcionada às generalizações da peça sobre homens e mulheres, seu estereótipo de masculino e feminino.

Claro que a peça contém generalizações. Mas a razão pela qual a generalização está incluída no léxico inglês é para que possamos falar de maneira significativa sobre coisas que geralmente são verdadeiras. Parte da diversão do show para mim foi fazer anotações mentais sobre certas representações do masculino que não se encaixam em mim - maneiras pelas quais não sou estereotipadamente masculino.

Mas, de modo geral, não pode haver dúvida. Eu sou apenas um cara.

Você não pode acreditar quantas vezes a terapia de casal se resume a mim dizendo, na verdade: você não está realmente descrevendo uma patologia ou um problema que precisa ser consertado ou mesmo uma imaturidade. Você está descrevendo uma mulher. Você está descrevendo um cara. O que você está observando são atributos que contêm presentes para oferecer e vulnerabilidades (ou lados sombrios) para gerenciar. Você sentiria falta dessas qualidades se elas fossem embora.

Enquanto o gancho do Homem das Cavernas está protestando contra associações anatômicas degradantes, sua mensagem mais profunda me comove. Quando homens e mulheres têm a liberdade de serem verdadeiramente eles mesmos, cada um tem dons para oferecer ao outro - presentes que honram o outro, presentes que se expandem e cumprem o mundo do outro. Nas palavras de Becker, um homem é um lugar seguro para uma mulher praticar sua magia.

Isso me fez sorrir. Isso me lembrou como e por que admiro as mulheres.

Olhando para trás em minha jornada em direção a uma identidade masculina autêntica, levei quase 50 anos para sair da loucura desta cultura e encontrar meu caminho para o auto-respeito. Nunca mais vou me desculpar com uma mulher por ser um cara. Relacionamentos prósperos homem / mulher são marcados por alegria, mistério, respeito invejoso, perplexidade, incredulidade e doses regulares de desconforto e irritação.

Nada disso significa que algo está errado com qualquer um de nós.

Steven Kalas é consultor de saúde comportamental e conselheiro no Centro de Aconselhamento e Bem-Estar Clear View em Las Vegas. Suas colunas aparecem aos domingos e terças-feiras. Perguntas para a coluna Asking Human Matters ou comentários podem ser enviados para.

537 Engelszahl
STEVEN KALASHUMAN MATTERSMORE COLUMNS