Estas são as companhias aéreas mais seguras do mundo

Um Qantas Boeing 747-400 é visto no Aeroporto Internacional de Los Angeles. (skinnylawyer / Flickr)Um Qantas Boeing 747-400 é visto no Aeroporto Internacional de Los Angeles. (skinnylawyer / Flickr)

O site de aviação AirlineRatings.com divulgou recentemente sua lista anual das 10 companhias aéreas mais seguras do mundo.

Mais uma vez, a companhia aérea australiana Qantas obtém o primeiro lugar.

A Qantas continua a liderar a indústria com inovações em segurança e sua frota é agora a mais jovem - 7,9 anos - desde que a companhia aérea foi privatizada em 1995, disse o editor da AirlineRatings.com Geoffrey Thomas à CNN.

Ele diz que a companhia aérea é uma referência do setor em termos de melhores práticas e assumiu a liderança em praticamente todos os avanços importantes em segurança aérea nos últimos 60 anos.

Completando o restante das 10 primeiras em ordem alfabética: Air New Zealand, British Airways, Cathay Pacific Airways, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Lufthansa e Singapore Airlines.

Nossas 10 companhias aéreas mais seguras estão sempre na vanguarda da inovação em segurança e no lançamento de novos aviões, diz Thomas.

O sistema de classificação de AirlineRatings.com leva em consideração as auditorias dos órgãos dirigentes da aviação e associações líderes, bem como auditorias do governo e registros de acidentes fatais das companhias aéreas.

Ele também examina o histórico operacional das companhias aéreas, registros de incidentes e excelência operacional.

Das 449 companhias aéreas que monitora, 149 estão no topo da classificação de segurança de sete estrelas.

415 Engelszahl

Este ano, o site também incluiu uma lista das 10 companhias aéreas de baixo custo mais seguras para 2015.

Eles são, em ordem alfabética: Aer Lingus (Irlanda), Alaska Airlines (EUA), Icelandair (Islândia), Jetblue (EUA), Jetstar (Austrália), Kulula.com (África do Sul), Monarch Airlines (Reino Unido), Thomas Cook (Reino Unido), TUIfly (Alemanha) e WestJet (Canadá).

Ao contrário de várias companhias aéreas de baixo custo, essas companhias aéreas foram aprovadas na rigorosa auditoria de segurança operacional da Associação Internacional de Transporte Aéreo e têm excelentes registros de segurança, diz Thomas.

Baixo custo não significa baixa segurança.

O lançamento da lista AirlineRatings.com chega em um momento particularmente delicado para os aviadores.

Enquanto 2013 foi um dos anos mais seguros da história da aviação global, 2014 é considerado um dos piores dos últimos anos em termos de fatalidades, devido a vários incidentes aéreos de alto perfil.

AirlineRatings.com diz que houve 21 acidentes fatais com 986 mortes em 2014 - acima da média de 10 anos.

No entanto, olhando para o positivo, houve apenas 111 acidentes em 2014, o número mais baixo em mais de 80 anos, diz o Bureau of Aircraft Accidents Archives, ou BAAA, com sede em Genebra.

A última vez que o mundo teve 111 acidentes foi em 1927.

Se você considerar o número absoluto de acidentes de aeronaves, voar hoje é mais seguro, diz Kane Ray, analista do International Bureau of Aviation, um grupo global de consultoria de aviação.

No entanto, há mais aeronaves no céu, então, naturalmente, o número total pode parecer semelhante ao das décadas anteriores e, em algumas categorias de desastres, maior.

wie kann ich schnell geld verdienen

De acordo com um relatório da AirlineRatings.com, as companhias aéreas do mundo transportaram um recorde de 3,3 bilhões de passageiros em 27 milhões de voos em 2014.

Faça um retrospecto de 50 anos e houve 87 acidentes que mataram 1.597 quando as companhias aéreas transportavam apenas 141 milhões de passageiros - 5% do número de hoje, diz o site.

Outra reviravolta é que os acidentes fatais em 2014 atingiram um recorde de baixa 21 - um para cada 1,3 milhão de voos. Dois dos acidentes no ano passado - MH370 e MH17 - não tiveram precedentes nos tempos modernos e custaram 537 vidas.

Em março, o voo 370 da Malaysia Airlines desapareceu na rota de Kuala Lumpur para Pequim com 239 a bordo.

As autoridades acreditam que o avião está em algum lugar do Oceano Índico. Mas, quase 10 meses depois, MH370 não foi encontrado.

Em julho, o vôo 17 da Malaysia Airlines foi abatido sobre o leste da Ucrânia, matando todos os 298 a bordo.

Malaysia Airlines tem uma classificação de cinco de sete em AirlineRatings.com.

A AirAsia Indonesia - ainda se recuperando da queda do vôo QZ8501, que caiu sobre o Mar de Java em 28 de dezembro com 162 pessoas a bordo - tem uma classificação de quatro entre sete estrelas.

Antes de dezembro, a AirAsia tinha um histórico de segurança quase perfeito, sem acidentes fatais anteriores.

AirlineRatings.com diz que se uma companhia aérea sofrer um acidente que envolva a morte de um passageiro e / ou membros da tripulação, ela receberá automaticamente a dedução de uma estrela, atribuindo-lhe uma classificação de segurança mais baixa.

Um acidente envolvendo mortes acarreta uma dedução de uma estrela por 10 anos a partir da data do incidente, diz o site em uma página que explica seu sistema de classificação.

Das 449 companhias aéreas pesquisadas pela AirlineRatings.com, quase 50 têm apenas três estrelas ou menos.

Quatro companhias aéreas alcançaram apenas uma estrela por segurança.

Dois são do Nepal - Tara Air e Nepal Airlines - juntando-se à Scat Airlines do Cazaquistão e à Kam Air do Afeganistão.

Todos os quatro estão em uma lista de companhias aéreas proibidas de voar dentro da União Europeia.

Os Estados Unidos não colocam na lista negra companhias aéreas individuais, mas tornam pública uma lista de países que julgam estar aquém dos padrões internacionais de segurança da aviação.

Blue Jay Bedeutung sehen