Tribunal de apelações decide contra DACA, mas programa intacto por enquanto

(The Associated Press0 (A Associated Press)

WASHINGTON – Um tribunal federal de apelações decidiu na quarta-feira que as proteções de deportação da era Obama para imigrantes trazidos para este país ilegalmente como crianças são ilegais e devolveu o caso a um tribunal inferior no Texas.

Em Nevada, 12.100 imigrantes são protegidos pela Deferred Action for Childhood Arrivals, ou DACA, de acordo com o Conselho Americano de Imigração. Desde 2012, 14.278 pessoas receberam o status no estado.

O Tribunal de Apelações do 5º Circuito de Nova Orleans confirmou a decisão de um juiz federal do Texas de que a ordem de proteção emitida pelo governo Obama era ilegal, mas a devolveu ao tribunal de primeira instância para levar em consideração as revisões feitas pelo presidente Joe Biden.

Schütze im Schlafzimmer

Os imigrantes que receberam proteções do DACA, conhecidos como Dreamers, não serão afetados pela decisão do tribunal de apelação, mas a decisão bloqueia os candidatos do programa.

Biden emitiu um comunicado da Casa Branca dizendo que, embora o tribunal de apelação tenha concedido um adiamento para os atuais beneficiários do DACA, “as vidas dos Dreamers permanecem no limbo”.

Ele pediu ao Congresso que aprove uma legislação para proteger os imigrantes trazidos para este país ilegalmente quando crianças, mas que cresceram e foram educados nos Estados Unidos e agora vivem e trabalham em empregos ou servem nas forças armadas.

A senadora dos EUA Catherine Cortez Masto, D-Nev., disse que os Dreamers podem continuar a renovar seu status de proteção, mas chamou os republicanos no Congresso por bloquear os esforços legislativos para codificar as proteções do DACA que estão em vigor há uma década.

“É hora de meus colegas republicanos mostrarem alguma espinha”, escreveu Cortez Masto no Twitter.

Alguns senadores republicanos apoiaram o programa DACA no passado, e esperava-se apoio bipartidário para a linguagem que mais tarde foi descartada em um projeto de lei de gastos que foi aprovado sob as regras de reconciliação orçamentária.

Um projeto separado precisaria de 60 votos no Senado igualmente dividido para superar uma obstrução.

Em 2021, o senador norte-americano Dick Durbin, D-Ill., e o senador norte-americano Lindsey Graham, R-S.C., apresentaram um projeto de lei para proteger os sonhadores. O projeto de lei não se moveu na câmara alta.

Cerca de 616.000 imigrantes têm status DACA, de acordo com o Fórum Nacional de Imigração. Grupos de defesa da imigração fizeram lobby para tornar o governo da era Obama uma lei.

“Embora muitos beneficiários do DACA estejam aliviados por poderem renovar suas permissões de trabalho, o Dream Big Nevada está desapontado que nossas vidas e as de nossas famílias continuem sendo interrompidas à vontade dos tribunais federais”, Astrid Silva, beneficiária do DACA e diretora executiva of Dream Big Nevada disse em um comunicado. “Agora, mais do que nunca, é necessária uma solução legislativa para acabar com a incerteza em nossas vidas diárias.”

Entre em contato com Gary Martin em gmartin@reviewjournal.com. Seguir @garymartindc no Twitter.