O leite materno de um doador não filtrado pode deixar os bebês doentes, dizem os médicos

Um bebê bebe leite de uma mamadeira. (Thinkstock)Um bebê bebe leite de uma mamadeira. (Thinkstock)

O leite materno doado que é examinado, pasteurizado e distribuído por meio de bancos de leite pode proteger os prematuros contra doenças graves, mas o leite doado comprado online ou obtido de amigos pode na verdade deixar bebês doentes, diga EUA pediatras .

Em sua primeira declaração de política sobre leite humano de doadores, a Academia Americana de Pediatria (AAP) desaconselha o uso de compartilhamento informal de leite humano via Internet. Essas fontes de leite humano apresentam o risco de contaminação bacteriana ou viral, ou exposição a medicamentos, drogas, ervas ou outras substâncias.

A maior parte do leite de doadoras é distribuída por bancos de leite por meio de unidades de terapia intensiva neonatal de hospitais e é normalmente reservada para prematuros e outros bebês vulneráveis. Com suprimentos limitados, alguns pais estão obtendo leite humano de doadores diretamente de outros pais ou de fontes da Internet que podem ser menos seguras, uma vez que variam amplamente na triagem de doadores e nos métodos de armazenamento e transporte do leite.

Não recomendamos o compartilhamento direto do leite, mesmo que eles tenham usado métodos caseiros para tentar pasteurizá-lo, disse o Dr. Steven Abrams, da Dell Medical School da Universidade do Texas em Austin, o principal autor da declaração de política.

Os bancos de leite são rigidamente regulamentados e usam um dos vários métodos bem estabelecidos e comprovados de pasteurização para remover virtualmente todos os riscos de transmissão de infecções, acrescentou Abrams por e-mail.

O leite humano oferece vantagens para todos os recém-nascidos, mas principalmente para bebês com peso inferior a 1.500 gramas (cerca de 3,5 libras), de acordo com a AAP. Estudos mostram que bebês alimentados com leite humano têm taxas mais baixas do que é conhecido como enterocolite necrosante, um distúrbio intestinal com risco de vida que afeta principalmente bebês prematuros, bem como um menor risco de doenças pulmonares e oculares.

O leite materno é sempre preferido, em parte porque alguns dos componentes biológicos benéficos do leite materno podem ser reduzidos após a pasteurização.

Mas o leite humano de um doador pode ser uma alternativa eficaz quando o leite materno não está disponível ou fica aquém das necessidades do bebê, de acordo com a AAP. No entanto, suprimentos confiáveis ​​e seguros de leite humano de doadores de bancos de leite estabelecidos ainda são limitados.

Mulheres que não podem pagar ou acessar doações de bancos de leite estariam melhor procurando a ajuda de amigos do que na Internet, disse JoAnne Flagg, pesquisadora da Escola de Enfermagem da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, que não estava envolvida na declaração da política. .

É possível pasteurizar o leite doado em casa usando o que é conhecido como método de pasteurização Holder, que aquece o leite a 145 graus por meia hora e depois o resfria gradualmente, ou por aquecimento instantâneo, disse Flagg por e-mail.

A fórmula infantil fornece os nutrientes de que o bebê necessita, mas não tem benefícios adicionais para a saúde, disse Flagg. O leite doado que uma mãe obtém de amigos que é pasteurizado pelos métodos acima seria superior à fórmula infantil.

Mas ela alertou que o leite doado pela internet ou que não seja pasteurizado pode não apenas expor os bebês a bactérias ou contaminantes virais, mas pode nem mesmo conter leite materno.

Como o leite não pasteurizado de maneira inadequada pode transmitir infecções, muitos médicos consideram a pasteurização doméstica insegura e a desencorajam, mesmo quando as mulheres recebem leite de pessoas conhecidas, disse a Dra. Valerie Flaherman, diretora de viveiro da University of California, San Francisco Medical Center.

O leite materno fornece a melhor e mais segura nutrição para bebês, disse Flaherman, que não estava envolvido na declaração da política, por e-mail.

Comprar leite pela Internet e alimentá-lo com bebês é perigoso e pode causar infecção no bebê, seja uma infecção transmitida diretamente por um doador infectado ou uma infecção que ocorre porque as condições de armazenamento do leite eram ruins, acrescentou Flaherman. A fórmula é preparada e armazenada de acordo com as diretrizes do FDA e é uma escolha muito mais segura do que o leite materno compartilhado casualmente.