O inverno oferece um refúgio tranquilo nos parques nacionais de Bryce, Zion

A neve congela formações rochosas conhecidas como hoodoos no Parque Nacional de Bryce Canyon, onde as multidões comuns no verão dão lugar à solidão no inverno. (Henry Brean / Las Vegas Review-Journal File)A neve congela formações rochosas conhecidas como hoodoos no Parque Nacional de Bryce Canyon, onde as multidões comuns no verão dão lugar à solidão no inverno. (Colaborador Henry Brean / Cerca) A rocha vermelha polvilhada com neve enquadra a famosa parte de Wall Street da trilha Navajo Loop no Parque Nacional Bryce Canyon em 10 de janeiro. Wall Street foi fechada devido à queda de pedras e gelo, mas o resto do circuito estava aberto. (Colaborador Henry Brean / Cerca) Um caminhante solitário desce pela popular Najavo Loop Trail no Bryce Canyon em 10 de janeiro. No verão, muitas pessoas lotam a trilha. (Colaborador Henry Brean / Cerca) No inverno, você pode facilmente ficar sozinho até mesmo nas trilhas mais populares, incluindo o Navajo Loop de Bryce. (Colaborador Henry Brean / Cerca) A neve de uma tempestade anterior se agarra aos hoodoos característicos do Parque Nacional de Bryce Canyon em 10 de janeiro. (Henry Brean / Contribuidor da Cerca) A luz do sol entra no Narrows no Zion National Park em 12 de janeiro. Com o equipamento adequado para o clima frio, uma caminhada até o Virgin River no inverno pode ser uma ótima maneira de ter o slot canyon só para você. (Colaborador Henry Brean / Cerca) Bryce A vista da parte inferior da parte de Wall Street do Narrows at Zion National Park em 12 de janeiro. (Henry Brean / Cerca contribuidor) Uma caminhante caminha por Wall Street, a parte mais estreita de Narrows no Parque Nacional de Zion, onde uma caminhada de inverno pode oferecer o tipo de solidão que é mais difícil de encontrar no verão. (Colaborador Henry Brean / Cerca)

Todos precisam de um pouco de paz e sossego.

Pais com filhos pequenos podem usá-lo mais do que a maioria.

Para nossa sorte, há dois lugares repletos de solidão e vistas cinematográficas a apenas algumas horas de carro de Las Vegas. Você só precisa de roupas quentes, botas resistentes e um membro da família, babá ou canil disposto a cuidar de seus filhos no fim de semana.

Os parques nacionais Bryce Canyon e Zion atraem milhões de visitantes todos os anos e, no auge da temporada de férias de verão, pode parecer que todos eles estão lá ao mesmo tempo. Mas no auge do inverno, essas atrações icônicas do sul de Utah adquirem uma sensação totalmente sonolenta.

Janeiro e fevereiro são os meses mais lentos em ambos os parques. Você pode facilmente ficar sozinho até mesmo nas trilhas mais populares. E com um pouco de esforço e um pouco de equipamento extra, você pode avançar em áreas onde talvez não veja outra alma por horas.

Com nossos filhos a salvo nas mãos de uma avó disposta, minha esposa e eu entramos no carro depois do trabalho em uma quinta-feira recente e rumamos para o norte na Interestadual 15 para um raro fim de semana a sós.

A viagem até Bryce Canyon leva cerca de quatro horas, dependendo da rota e do clima, então chegamos ao nosso hotel com tempo suficiente para uma taça de vinho antes de dormir.

As opções de hospedagem perto do parque podem ser limitadas no inverno, mas, exceto em um evento especial como o Festival de Inverno de Bryce Canyon (15 a 17 de fevereiro), os lugares que estão abertos geralmente têm muitos quartos disponíveis, mesmo se você reservar com atraso.

Passamos nossa primeira noite no Ruby’s Inn, um motel limpo, bem equipado e com preços razoáveis ​​que possui as acomodações mais próximas da entrada do parque.

Na manhã seguinte, pulamos o café da manhã, pegamos alguns lanches na enorme loja de presentes e armazém de Ruby e nos dirigimos para o parque. No caminho, alugamos alguns esquis cross-country no motel (US $ 7 por meio dia, US $ 10 pelo dia inteiro), que mantém uma rede de trilhas preparadas pela floresta circundante e até a borda do cânion. (A Ruby's também aluga patins para a pista de gelo no local, mas decidimos que um cóccix quebrado no segundo dia pode estragar o resto da viagem.)

Há quilômetros a mais de trilhas não cuidadas adequadas para esqui cross-country dentro do Parque Nacional de Bryce Canyon. Escolhemos a estrada relativamente plana de 1 milha que leva ao mirante do cânion em Fairyland Point - um ponto de entrada perfeito para aqueles que não passam muito tempo em esquis cross-country ou raquetes de neve, mas ainda querem sua jornada pelo branco madeiras para pagar no final.

Este foi um grande atrativo para minha esposa, que cresceu no meio-oeste, adora esquiar e sente falta do inverno real - pelo menos pequenas doses.

Nas quase duas horas que levamos para cobrir a viagem de 2 milhas de ida e volta para a borda e de volta, nunca vimos outro ser humano.

A cena era um pouco diferente em Sunset Point, o local mais popular de Bryce Canyon. Mesmo lá, porém, havia pessoas, mas nenhuma multidão.

Trocamos nosso equipamento de neve por botas de caminhada e descemos a trilha Navajo Loop, onde encontramos não mais do que uma dúzia de outros caminhantes em uma sexta-feira ensolarada.

13. August Sternzeichen

A famosa seção de Wall Street da trilha foi fechada por causa da queda de gelo e pedras, mas não importa. Havia uma abundância de paisagens de tirar o fôlego ao nosso redor enquanto seguíamos o caminho em ziguezague através da galeria de torres erodidas conhecidas como hoodoos, algumas delas ainda congeladas com a neve de uma tempestade dias antes.

A única desvantagem: várias seções da trilha estavam cobertas de gelo ou lamacentas, então você tinha que manter os olhos nos pés em vez de na vista.

Ficar aquecido não era um problema, mesmo com altas em torno de 40 e baixas na adolescência ou 20 anos. Exceto por algumas rajadas à tarde, o ar estava parado, especialmente abaixo da borda do cânion. Depois de algumas horas de caminhada ao sol, estávamos prontos para lançar nossas camadas mais externas.

Naquela noite, nós esbanjamos em acomodações mais caras em um dos vários bed-and-breakfast num raio de 40 quilômetros dos limites do parque, a maioria dos quais oferecem tarifas com desconto no inverno. Por US $ 150, quase o dobro do que pagamos no Ruby's, conseguimos uma luxuosa cabana de dois quartos com lareira a gás no Stone Canyon Inn, na pequena cidade de Tropic. Mas o verdadeiro ponto de venda era a banheira de hidromassagem privativa no deque, para que pudéssemos olhar as estrelas enquanto relaxávamos nossos músculos cansados.

Na manhã de sábado, descobrimos outro benefício de ficar em Tropic: um lugar chamado Mossy Cave a cerca de 6,5 km a noroeste da cidade, onde a rodovia estadual 12 corta o parque nacional. Lá, um caminho de oitocentos metros passava por uma cachoeira congelada até uma caverna alimentada por uma fonte cheia de colunas enormes e delicadas estalactites de gelo.

1007 Engelszahl

A caminhada foi escorregadia e um pouco traiçoeira, mas culminou com uma visão de outro mundo, especialmente para moradores do deserto como nós. A caverna estava viva com o eco de sons de água gotejando e, enquanto ficamos ali olhando, grandes pedaços de gelo caíram do teto e caíram na ravina abaixo de nossos pés.

Nos despedimos de Bryce e seguimos para o sul na U.S. Highway 89, parando apenas brevemente ao longo da estrada perto de Alton, Utah, para observar um bando de cerca de 10 águias americanas agachadas nas margens do East Fork do Virgin River.

A maioria dos visitantes de Las Vegas entra no Parque Nacional de Zion pelo oeste, mas a entrada leste na Rota 9 estadual é um caminho que rivaliza com qualquer outro no sistema de Parque Nacional.

A leste do Túnel Zion-Monte Carmelo, que leva a Rota 9 por mais de um quilômetro de paredão do cânion, paramos em uma trilha que havíamos perdido em visitas anteriores ao parque. A trilha Canyon Overlook de oitocentos metros se eleva do estacionamento em escadas talhadas em arenito. Em seguida, ele abraça a parede do penhasco enquanto serpenteia por uma caverna rasa e sai para uma saliência com vista para o cânion e as sentinelas de pedra que o guardam.

Vimos mais pessoas aqui do que em qualquer outra parada em nossa viagem, mas estava longe de estar lotado. Teria valido a pena, mesmo que fosse. Nenhuma outra trilha em Sião oferece uma vista tão impressionante em uma distância tão curta.

De volta ao carro, terminamos a estrada sinuosa pelo parque até a cidade de Springdale, que também fica mais silenciosa no inverno, mas permanece mais animada o ano todo do que qualquer uma das comunidades de entrada de Bryce.

Passamos nossa última noite no Flanigan's Inn, onde US $ 80 durante o período de entressafra proporcionam a você um quarto moderno e espaçoso com deck privativo, vista e uma cama king-size grande o suficiente para servir de heliporto.

Primeiro, porém, deixamos nossa bagagem no quarto e voltamos para o parque para assistir ao pôr do sol ao longo da Zion Canyon Scenic Drive, que está aberta para veículos particulares apenas de novembro a março.

Depois de escurecer, voltamos para a cidade para jantar no Bit & Spur, um dos vários restaurantes de Springdale que superam quase tudo que você pode encontrar em torno de Bryce Canyon, pelo menos em janeiro.

Nosso longo fim de semana estava quase acabando, mas deixamos a melhor aventura para o final: uma caminhada subindo o rio Virgin e entrando na sinuosa fenda de arenito conhecida como Narrows.

Pouco depois do nascer do sol de domingo, voltamos ao final do passeio panorâmico e lutamos para conseguir um equipamento de água fria alugado em um estacionamento quase vazio. Primeiro veio o traje seco sobre nossas roupas, depois dois pares de meias de neoprene, seguidos por botas especiais de cano longo. Uma longa bengala de madeira completava o conjunto, que parecia um cruzamento entre um uniforme de montaria e um traje de Star Trek.

Alguns fornecedores alugam esse tipo de equipamento. O nosso veio da Zion Adventure Co. de Springdale, que oferece pacotes para o dia todo por US $ 50 por pessoa. Isso pode soar muito para roupas emprestadas, mas não importava quanto custasse a roupa ou como fosse, desde que nos mantivesse aquecidos e secos para uma experiência digna de qualquer lista de desejos.

Simplificando, o Narrows é uma das caminhadas mais incríveis da América, não importa a época do ano. Também é uma tentativa - especialmente a perna rio acima - atravessar um rio gélido sobre pedras polidas e soltas do tamanho de bolas de boliche. A maioria das pessoas faz isso durante o verão, quando o ar e a água estão mais quentes e você pode dividir o cânion com centenas de estranhos. A recompensa por fazer uma caminhada no inverno é a solidão.

Minha esposa e eu encontramos apenas oito outras pessoas durante todo o dia, seis das quais não vimos até o início da tarde, perto do final de nossa jornada de 13 quilômetros para cima e para baixo no cânion. O resto do tempo, ficamos totalmente sozinhos em uma imponente catedral de arenito esculpida pela água que corria sobre nossas botas.

A menos de três horas das luzes brilhantes de casa, era difícil não se sentir como as únicas duas pessoas na Terra.

Entre em contato com Henry Brean em ou 702-383-0350. Encontre-o no Twitter em @RefriedBrean.